AMIGOS DO THEATRO GUARANY PLANEJAM ENGAJAMENTO COMUNITÁRIO

Preservar o passado para construir o futuro do Theatro Guarany é a principal meta da A.T.G.. O grupo fundador da associação vem trabalhando na última década para renovar a administração do local, conciliar conflitos e evitar o risco de encerramento das atividades, como aconteceu com outros patrimônios culturais no Estado. Uma das suas marcas deve ser a construção colaborativa do futuro do teatro e a democratização do acesso à cultura.

Amigos do Theatro Guarany planejam engajamento comunitário, ações culturais e novo modelo de administração

Um projeto que vem sendo aperfeiçoado há dez anos começa a ganhar vida oficialmente em 2022: a associação Amigos do Theatro Guarany. A sua criação ocorreu no seio da família proprietária do teatro com a finalidade de impulsionar as atividades e de manter e renovar o patrimônio para que ele possa seguir de portas abertas como referência cultural e artística na região sul do país. Entre os planos que já devem ser implementados em breve está uma maior aproximação com a comunidade.

Preservar o passado para construir o futuro do Theatro Guarany é a principal meta da A.T.G.. O grupo fundador da associação vem trabalhando na última década para renovar a administração do local, conciliar conflitos e evitar o risco de encerramento das atividades, como aconteceu com outros patrimônios culturais no Estado. Uma das suas marcas deve ser a construção colaborativa do futuro do teatro e a democratização do acesso à cultura.

“Este é um sonho de muitos anos que agora começa a mobilizar mais pessoas e a mostrar para toda a sociedade que o teatro não apenas está vivo também preparado para seguir sendo uma referência cultural e de orgulho para pelotenses e gaúchos”, explica o fundador e membro do Conselho Curador da associação, Alexandre Zambrano. Segundo ele, a aproximação com a comunidade será essencial na formatação do programa cultural do teatro e na valorização da sua história.

A preocupação principal é com a estrutura física por se tratar de um prédio do início do século XX e cuja preservação e modernização devem ser permanentes. “Com a participação de todos, podemos vislumbrar o teatro não apenas funcionando, mas também se atualizando e modernizando nas décadas e nos séculos vindouros”, salienta Nelson Zambrano, outro fundador e também membro do Conselho Curador.

Propósito social

Um dos pilares que motivou a criação da A.T.G. é ampliar a dimensão social do teatro. As propostas incluem oficinas em escolas municipais para que as crianças e adolescentes conheçam e entendam a importância do espaço, além de uma programação diversificada e a promoção de ações sociais que beneficiem a comunidade.

“Imaginamos a quantidade de pessoas que nunca teve acesso ao Theatro Guarany e nem a oportunidade de ver uma apresentação no local. Isso nos entristece, porque a cultura e a arte precisam chegar a todos e transformar a sociedade. A associação também está preocupada com isso”, destaca o também fundador e Diretor da associação, Fernando Witt.

Vantagens para associados

Além do objetivo de criar um novo modelo de administração para o Theatro Guarany, com a participação ativa de parceiros e usuários, a associação também está engajada em reunir pessoas que possam colaborar e desejem participar ativamente. Os associados Amigos terão vantagens exclusivas, como o direito à compra antecipada de ingressos, a descontos e a manifestar suas preferências sobre quais eventos gostariam que o teatro recebesse. O estatuto ainda prevê que todas as categorias de associados tenham direito de representação no Conselho Curador do teatro, que irá fiscalizar e orientar a Diretoria.

“Nossa proposta é de união: que todos os interessados possam estar juntos para que o teatro viva novas histórias de sucesso. Queremos colaborar, fazer renascer essa história com o apoio de todos e iniciar um novo capítulo que dê ainda mais orgulho para Pelotas e o Estado”, frisa Luiz Antônio Covatti, Fundador e membro do conselho curador.

Estão habilitadas a se associarem tanto pessoas físicas quanto jurídicas (essas últimas na categoria de parceiros, que terão vantagens específicas nas suas relações com o teatro). No site da A.T.G. é possível conferir o estatuto e preencher o formulário de associação, que neste primeiro momento é gratuita (eventuais contribuições são espontâneas): www.theatroguarany.art.br.

Programação Cultural: parcerias, pesquisas de mercado e fomento da cultura

A programação cultural do Theatro Guarany será direcionada para atender as preferências dos frequentadores mais assíduos do teatro, que tendem a formar a maior parte dos associados Amigos. Ainda, serão feitas pesquisas periódicas entre os membros para identificar quais atividades possuem mais interesse e oferecer espetáculos que atendam às suas expectativas.

Um dos objetivos da associação é promover parcerias entre os proprietários e os produtores culturais, o que tende a reduzir os custos e os riscos envolvidos na produção de eventos. Em vez de um aluguel fixo, que seja devido independentemente da quantidade de ingressos vendidos, a ideia é que a contraprestação devida pela utilização do Theatro Guarany seja uma fração do valor de cada ingresso vendido. Com a diminuição do risco, é provável que a programação cultural seja cada vez mais intensificada.

“A associação irá muito além de pesquisar as preferências do público ou de esperar que os produtores procurem a associação para oferecer seus eventos. Buscaremos investimentos para formar um grupo de artistas permanente, que encenará espetáculos marcantes da cultura brasileira, como a ópera de Carlos Gomes que inspirou o nome do nosso Theatro Guarany. Queremos que as pessoas recuperem o hábito de frequentar o teatro, de comentar, refletir e debater sobre os espetáculos que assistiram, e que circulem pelo centro de Pelotas à noite, qualificando, ressignificando e valorizando a região”, diz Guilherme Zambrano, mais um fundador e membro do Conselho Curador da associação.

Sobre a A.T.G.

A associação Amigos do Theatro Guarany foi criada para ampliar os horizontes do Theatro Guarany com os seguintes objetivos: tornar o teatro sustentável a longo prazo, prevenir e superar eventuais conflitos entre os proprietários e somar forças entre a sociedade civil, o poder público e os proprietários. A A.T.G. administrará o teatro para intermediar e interagir com os diferentes públicos, cuidando também da manutenção, conservação, restauração e melhoria dos espaços. Os associados Amigos terão preferência e descontos para a compra de ingressos e também influenciarão a programação cultural, dizendo quais espetáculos gostariam de acompanhar. Os associados Parceiros são os coprodutores de eventos ou fornecedores de produtos ou serviços, além de empresas que queiram colaborar com a melhoria de um ou mais espaços (nesse caso, um setor dos camarotes ou da plateia poderia ser designado pelo nome da empresa parceira). Os associados Mantenedores são os proprietários do Theatro Guarany e aqueles que fizeram contribuições relevantes para as finalidades associativas reconhecidas pelo Conselho Consultor, que representará todas as categorias de associados. Mais informações são encontradas em: www.theatroguarany.art.br.

Comentários