PELOTAS PARQUE TECNOLÓGICO, SMED, ESCOLA DO SESI E SICREDI PROMOVEM AÇÕES

Desde a semana passada, o Pelotas Parque Tecnológico junto ao Sicredi Interestados RS/ES promove o desenvolvimento de oficinas direcionadas às escolas municipais com alunos e adolescentes que participam do Projeto Robopel. Para celebrar a Semana Nacional da Educação Financeira (Semana ENEF), uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), estudantes das escolas Dr. Alcides de Mendonça e Lima e Balbino Mascarenhas participam das ações que seguem até o dia 14 de novembro.

A ação, que acontece anualmente desde 2014, tem a finalidade de proporcionar diversas ações de educação financeira no país, e conta com a participação de instituições e pessoas físicas para dar início a projetos de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal. De acordo com Raquel Santos, Assessora de Relacionamento da Sicredi, a 8ª edição da Semana ENEF está engajando várias organizações através de ações com crianças, jovens, adultos e microempreendedores, através do programa de Cooperação na Ponta do Lápis.

Raquel explica que o programa tem como base as finanças comportamentais, cooperando para uma vida financeira mais saudável. “Uma base científica que entende que educação financeira é mudança de comportamento antes de tudo. O propósito do programa é cooperar para uma vida financeira sustentável, por meio de uma série de iniciativas, conteúdos, metodologia própria e referências internacionais”, destaca.

Rosâni Ribeiro, Diretora Executiva do Pelotas Parque Tecnológico, salienta a importância da parceria com o Sicredi e parceiros para levar a temática da educação financeira aos jovens da região. “Essa parceria envolvendo o Sicredi e nossos parceiros, levará para crianças e jovens temas de grande importância, para contribuir com uma visão de planejamento e sustentabilidade, expandindo o conhecimento de toda a comunidade, que se beneficiará dos debates promovidos que serão levados à outros espaços, até mesmo junto ao núcleo familiar dos estudantes”, pontua.

Oficinas
As oficinas serão ministradas pela Assessora de Relacionamento, Raquel Santos, com a temática “Grana: o que nunca te falaram”. A proposta será a de despertar a consciência sobre a importância do planejamento financeiro e desenvolvimento de uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões sobre finanças e consumo que promovam o bem-estar dos jovens, e acontecerá na quinta-feira (11) no espaço da Arena da Inovação, a partir das 8h30.

Parceria com a Escola Sesi
Outra ação que será realizada durante a Semana, será uma parceria do Pelotas Parque, Sicredi e Escola Sesi Pelotas, com uma palestra para alunos do 3º ano da Escola Sesi que estão em fase de formatura. A palestra será realizada na Escola do Sesi dia 12 de novembro, com o objetivo de proporcionar novos conhecimentos sobre as bases da educação financeira, importantes para os próximos passos na vida acadêmica e profissional.

Interessados em desenvolver ações de educação financeira em organizações e empresas podem encontrar mais informações através do número de telefone da Sicredi Interestados RS/ES, (53) 3284-8635, ou através do site www.sicredi.com.br/napontadolapis.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico
O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos

Comentários