ESPECIAL DE DOMINGO: SETEMBRO SERÁ O MÊS DE COMEMORAÇÕES DOS 5 ANOS DO PELOTAS PARQUE TECNOLÓGIC

Lançamento da Arena da Inovação, Projeto DPTech e Insight Sul 2021 estão entre as principais atividades da programação de 05 anos
Inaugurado em 16 de setembro de 2016, o Pelotas Parque Tecnológico preparou uma agenda movimentada para comemorar o aniversário neste ano. A programação inicia dia 10 com o Insight Sul 2021, evento realizado pelo Sebrae-RS que terá o Pelotas Parque como um dos seus hubs, e seguirá com o lançamento da continuidade da Linha do Tempo que conta a história do local com seus momentos mais marcantes, o lançamento do DPTech em parceria com o Diário Popular e ainda a inauguração da Arena da Inovação.As primeiras atividades da semana de aniversário durante o Insight Sul acontecerão nos dias 10 e 11. Além de transmissão das principais palestras do evento diretamente de outros hubs, o Parque também receberá painéis, pitchs de startups e oficinas sobre empreendedorismo, inovação e tecnologia. Quem quiser participar do evento pode garantir o ingresso para os hubs acessando insight.sebraers.com.br.

No dia 14, será a vez do lançamento do concurso que irá escolher a logomarca do Memorial a Eladio Dieste, Engenheiro e Arquiteto uruguaio reconhecido mundialmente que teve participação no projeto inicial do prédio ocupado hoje pelo parque tecnológico. O Memorial conta com o apoio de autoridades do Uruguai e da família de Dieste.

Já no dia 16, que marca a data de inauguração do Pelotas Parque, será revelada a sequência da Linha do Tempo do empreendimento, que pode ser vista por todos no espaço principal de entrada. Segundo explica a Diretora Executiva do PPT, Rosâni Ribeiro, a ideia é sempre lembrar os momentos que fazem a história da inovação acontecer em Pelotas e as parcerias que permitem que isso seja realidade.

Projeto DPTech
Ainda em comemoração ao aniversário, o Projeto DPTech, de cooperação mútua com o Diário Popular e a K2 Assessoria e Comunicação Digital, irá lançar uma série de vídeos a partir do dia 16. Com a participação institucional da gestão atual do Pelotas Parque e dos reitores das Universidades parceiras e fundadoras do ecossistema inovador, o conteúdo será divulgado nas redes do PPT, no YouTube (https://bit.ly/canalppt)  e Facebook (facebook.com/PelotasParqueTecnologico), e nas redes do Diário Popular, no YouTube (youtube.com/c/JornalDiarioPopular) e Facebook (facebook.com/diariopopularRS).

Os vídeos contarão com conversas sobre relações de empreendedorismo, atuação do Pelotas Parque para a inovação, e estrutura do local com a Co.Place Coworking. “Queremos envolver toda a cidade de Pelotas, dando uma maior visibilidade das ações do Pelotas Parque para a comunidade, para que nós possamos aproximar cada vez mais a relação do ecossistema inovador com a população da nossa cidade”, explica o Diretor Técnico-Científico do PPT, Edgar Mattarredona.

Arena da Inovação
Um dos eventos mais aguardados para setembro acontecerá também no dia 16 com o lançamento da Arena da Inovação, um espaço criado em parceria com o Sicredi Interestados RS/ES e que será parte fundamental do futuro CRIAR-Lab, que será instalado no PPT. A Arena será utilizada para eventos como seminários, feiras de inovação, pitchs e desafios tecnológicos. “A Arena da Inovação é um dos principais projetos que estamos realizando esse ano. Será um espaço para toda a comunidade da região se integrar à tecnologia e inovação em um formato que convida a trocar experiências, colaborar e ser criativo. A Arena representa tudo aquilo que o Pelotas Parque Tecnológico acredita e incentiva na região”, destaca Rosâni Ribeiro.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico
O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

Comentários