RIO GRANDE: NOVA RHEINGANTZ PROMOVE ATIVIDADES ONLINE NO MÊS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

O mês de agosto será dedicado ao tema do patrimônio histórico na Nova Rheingantz, empreendimento localizado na antiga fábrica Rheingantz, em Rio Grande/RS.

Nova Rheingantz promove atividades online no Mês do Patrimônio Histórico
Ações serão realizadas nas redes sociais do empreendimento
O mês de agosto será dedicado ao tema do patrimônio histórico na Nova Rheingantz, empreendimento localizado na antiga fábrica Rheingantz, em Rio Grande/RS. As ações incluem materiais audiovisuais durante a 3ª Edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura, conteúdos especiais ao longo do mês e o apoio ao evento Cidades em Transe, promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No dia 17 de agosto comemora-se o Dia do Patrimônio Cultural, que também será lembrado nas redes sociais do empreendimento.

O prédio da antiga fábrica têxtil é tombado desde 2012 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). A história da indústria será relembrada ao longo do mês de forma online. As atividades iniciam dia 15 na programação do Dia Estadual do Patrimônio com o vídeo “Vivências cotidianas de operárias na Fábrica Rheingantz”, que ficará disponível no canal do YouTube Nova Rheingantz. A programação completa da Secretaria da Cultura está disponível em https://cultura.rs.gov.br/programacao-2021.

A arquiteta responsável pelo restauro do prédio, Simone Rassmussen Neutzling, participará das ações explicando sobre as fases da obra. “Em um patrimônio tombado é importante respeitar as etapas e a história local, esse é nosso objetivo. O envolvimento da Nova Rheingantz nas atividades do Mês do Patrimônio mostram esse comprometimento”, destaca Simone.

A Nova Rheingantz também é apoiadora da 5ª edição do evento Cidades em Transe, da UFPel com a “Roda de Memórias da Fábrica Rheingantz” , do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (UFPel), transmitida no dia 19, às 14h, no canal do YouTube Cidades em Transe. O restante da programação do empreendimento estará disponível no Instagram (@novarheingantz) e perfil do Facebook (/NovaRheingantz).

Sobre a Innovar (www.innovar.emp.br)
A Innovar Participações e Incorporações Ltda. surgiu em 2007, em Marau/RS, com estilo empresarial e filosofia própria voltada a áreas loteadas e urbanizadas para morar e/ou investir com infraestrutura completa, oferecendo qualidade de vida e segurança nos padrões de alta qualidade. A empresa está presente em dez cidades do Rio Grande do Sul e soma 26 empreendimentos idealizados e sendo uma das maiores urbanizadoras do interior do Rio Grande do Sul. Os projetos são executados com transparência e responsabilidade. Atualmente, a empresa está com empreendimentos em comercialização no Valle dos Plátanos, em Guaporé, Reserva São Cristóvão, em Passo Fundo, Reserva das Missões, em Santo Ângelo, Nova Rio Grande, em Rio Grande, Madero Living Club, em Marau.

Sobre a Nova Rheingantz
A Fábrica Rheingantz foi um dos maiores complexos da indústria têxtil da América Latina, tendo sido inaugurada em 1873. Mais de 2 mil funcionários chegaram a trabalhar simultaneamente no local. Na década de 80, as operações foram finalizadas devido à falência da empresa proprietária à época. Parte do complexo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) em 2012, quando houve o leilão em que a Innovar Incorporações arrematou o imóvel por R$ 14,9 milhões. As obras de revitalização da parte tombada estão focadas em manter a estrutura e elementos originais, preservando a história do local. A área total do terreno conta com 14,6 hectares. O objetivo é construir um novo espaço urbano com o DNA das suas origens e projetos voltados a um ecossistema de empreendedorismo, inovação, cultura e bem-estar abertos à população.

Comentários