PELOTAS PARQUE TECNOLÓGICO E APL DA SAÚDE PROMOVEM LIVE COMEMORATIVA AOS 209 ANOS DE PELOTAS 209

Em uma homenagem aos 209 anos do município de Pelotas, o Pelotas Parque Tecnológico e a Associação do Arranjo Produtivo Local e Complexo Industrial da Saúde de Pelotas e Região (APL da Saúde) realizam a quarta atividade do Circuito da Inovação na Saúde 2021 no dia 08 de julho.

Em uma homenagem aos 209 anos do município de Pelotas, o Pelotas Parque Tecnológico e a Associação do Arranjo Produtivo Local e Complexo Industrial da Saúde de Pelotas e Região (APL da Saúde) realizam a quarta atividade do Circuito da Inovação na Saúde 2021 no dia 08 de julho. A live com tema “A indústria da saúde em Pelotas e sua contribuição para o Brasil e para o mundo”, será transmitida pela página do Facebook do APL da Saúde, e no canal do  YouTube do Pelotas Parque a partir das 19h.

O convidado para a apresentação da live é o Diretor Presidente da Lifemed SA e Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), Franco Pallamolla, e contará com a mediação do Secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI), Gilmar Bazanella. Os convidados irão abordar a importância estratégica do setor industrial de dispositivos médicos e informações importantes do momento atual para a saúde: “Vamos falar sobre o que é e quais produtos compõem esse setor, como alguns países enfrentaram a pandemia, quais as dificuldades e inovações e como a nossa indústria de Pelotas pode se posicionar neste novo cenário”, o Diretor Presidente da Lifemed.

“Pelotas é um polo de referência na área da saúde, com uma rede hospitalar e de saúde plena, universidades que formam profissionais especializados, tanto no atendimento quanto na produção de tecnologias e equipamentos para o sistema de saúde”, salienta o Secretário da SDETI, Gilmar Bazanella. Para ele, conversar sobre a indústria de saúde de Pelotas em meio ao aniversário da cidade é animador, visto que o setor tem inovado e crescido, conquistando uma atualização de processos muito rápida.

O evento conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação da Prefeitura Municipal de Pelotas (SDETI) e da cooperativa de crédito Cresol.

Sobre o Circuito
O Circuito da Inovação, fazendo uma alusão à comemoração de cinco anos de atividades do APL da Saúde e do Pelotas Parque Tecnológico – ambos comemorados em outubro – visa ampliar o debate acerca de inovações na área da saúde. Para auxiliar no atendimento com excelência do setor de saúde à sociedade, o Circuito conta com programação de 10 lives, a serem realizadas mensalmente.

Para os próximos meses, a programação conta com temas de vanguarda para a inovação na saúde: Telemedicina uma prática que veio para ficar; Usabilidade em equipamentos médicos; Transformação Digital na Saúde; IA Inteligência Artificial e a ciência de dados a serviço da saúde; Informação, comunicação e saúde; Os médicos e as equipes de saúde do futuro; Saúde e Engenharia de ponta; Automação e a Internet das Coisas no cenário de clínicas, laboratórios e hospitais.

Sobre o APL da Saúde
A Associação do Arranjo Produtivo Local Complexo Industrial da Saúde de Pelotas e Região foi fundada em 17 de outubro de 2016. Entre os objetivos da instituição estão o aumento da competitividade pelas empresas do setor da saúde, através da integração, adensamento e qualificação da cadeia de valor do setor de inovação tecnológica da saúde, o que corrobora com a consolidação de uma rede de parceiros em projetos e ideias. O APL congrega várias

empresas e instituições conectadas com o desenvolvimento e inovação em materiais médico-hospitalares, Tecnologia da Informação, biotecnologia, engenharias e medicamentos. As empresas localizadas na região de Pelotas respondem por mais de 80% da produção dos materiais médicos hospitalares do Rio Grande do Sul.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico
O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural.  O parque possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

Comentários