RIO GRANDE: NOVA RHEINGANTZ INAUGUROU STOCK CENTER

Stock Center – Foto: Claiton Santos.


 

Complexo está sendo revitalizado e contará com uma linha do tempo sobre a história do local e uma intervenção cultural

Com 148 anos de história, o complexo Rheingantz, no prédio da antiga fábrica têxtil, abriu os portões para receber o público com a inauguração da loja do Stok Center e homenagens ontem, terça-feira (20), em Rio Grande/RS. A Nova Rheingantz, empreendimento da Innovar Participações e Incorporações Ltda., ainda está em fase de restauro dos prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), mas o público poderá acessar o Stok Center na via de acesso pavimentada através da Avenida Rheingantz. O Stok Center irá gerar cerca de 180 empregos diretos na cidade e é administrado pela Comercial Zaffari. Ao longo da via será possível acompanhar uma linha do tempo resgatando a história da fábrica.Além da inauguração do atacarejo, o público poderá reviver um pouco da história da Fábrica Rheingantz. Em uma das paredes logo na entrada pela Avenida Rheingantz haverá uma linha do tempo contando as marcas da história do local até 2021. Será possível ainda conferir uma apresentação do projeto da Nova Rheingantz e uma homenagem a todos que participaram da sua elaboração. “Organizamos uma homenagem registrando o nome de cada um que deu o seu máximo para entregar a Rio Grande uma transformação, um projeto inovador com as marcas dessa história centenária e que somos apaixonados”, afirma o Gestor do Projeto Nova Rheingantz, Ricardo Henriques.

O público encontrará um espaço com uma janela original do prédio para tirar fotografias com o tradicional telhado do Escritório Central ao fundo. O objetivo é engajar para que compartilhem as imagens nas redes sociais com a hashtag #NovaRheingantz. Segundo explica o Gestor do Projeto, a ideia é incentivar o público a uma interação com o patrimônio enquanto a obra dos prédios segue. “Essa será a primeira vez que a comunidade irá realmente entrar na Rheingantz e respirar essa história, não apenas olhar de fora. Mesmo que seja somente na parte externa, temos certeza de que todos vão se emocionar ao ver de perto esse patrimônio e acompanhar a evolução da obra”, destaca. De acordo com ele, no momento o restauro do complexo tombado segue firme.

“Queremos entregar para Rio Grande um projeto inovador, mas com respeito à cultura e história. A abertura do Stok Center é apenas uma etapa de tudo isso, mas ainda tem muita vida para nascer na Nova Rheingantz, gerando emprego, renda, qualidade de vida e turismo para toda a região”, salienta Ricardo Henriques. O empreendimento também está lançando os seus projetos digitais através do site www.novarheingantz.com.br, do Instagram (@novarheingantz), do Facebook (novarheingantz) e do LinkedIn (Nova Rheingantz).

JP Foto & Vídeo.

Projeto Traços da História
Quem passar pelo complexo nas próximas semanas também poderá acompanhar o projeto Traços da História, onde o artista riograndino Guilherme Gerundo realiza uma intervenção artística em uma das paredes da via central de acesso. O objetivo é resgatar a história da Rheingantz em uma parceria com a Secretaria de Município da Cultura, recriando imagens históricas e que contam a linha do tempo do local.

“A parceria com a Nova Rheingantz é fundamental para a cultura, arte e patrimônio da nossa cidade. O projeto está apenas começando, mas irá devolver à comunidade esse patrimônio que ela tanto se orgulha através de pinturas que proporcionam o sentimento de pertencimento”, destaca o Secretário de Município da Cultura, Luis Henrique Drevnovicz. Ele elogiou ainda o projeto da Nova Rheingantz, que será um potencial econômico importante para Rio Grande desenvolver a economia criativa e gerar emprego e renda.

Stok Center
A loja do Stok Center terá 12.500,12m² de área construída e 6.035,25m² de área de vendas, além de 583 vagas de estacionamento. Na inauguração, o atacarejo contará com mais de 600 ofertas aos clientes, que precisarão informar o CPF no momento das compras para validar os descontos. O empreendimento irá funcionar das 7h às 22h, de segunda a sábado, e das 8h às 21h aos domingos, com atendimento exclusivo aos clientes acima de 60 anos das 7h às 8h de segunda a sábado. O Stok Center também obedecerá todos os protocolos de higienização dos carrinhos de compras, além de disponibilizar álcool em gel e medir a temperatura na entrada.

Sobre a Innovar (www.innovar.emp.br)
A Innovar Participações e Incorporações Ltda. surgiu em 2007, em Marau/RS, com estilo empresarial e filosofia própria voltada a áreas loteadas e urbanizadas para morar e/ou investir com infraestrutura completa, oferecendo qualidade de vida e segurança nos padrões de alta qualidade. A empresa está presente em dez cidades do Rio Grande do Sul e soma 26 empreendimentos idealizados e sendo uma das maiores urbanizadoras do interior do Rio Grande do Sul. Os projetos são executados com transparência e responsabilidade. Atualmente, a empresa está com empreendimentos em comercialização no Valle dos Plátanos, em Guaporé, Reserva São Cristóvão, em Passo Fundo, Reserva das Missões, em Santo Ângelo, Nova Rio Grande, em Rio Grande, Madero Living Club, em Marau.

Sobre a Nova Rheingantz
A Fábrica Rheingantz foi um dos maiores complexos da indústria têxtil da América Latina, tendo sido inaugurada em 1873. Mais de 2 mil funcionários chegaram a trabalhar simultaneamente no local. Na década de 80, as operações foram finalizadas devido à falência da empresa proprietária à época. Parte do complexo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) em 2012, quando houve o leilão em que a Innovar Incorporações arrematou o imóvel por R$ 14,9 milhões. As obras de revitalização da parte tombada estão focadas em manter a estrutura e elementos originais, preservando a história do local. A área total do terreno conta com 14,6 hectares. O objetivo é construir um novo espaço urbano com o DNA das suas origens e projetos voltados a um ecossistema de empreendedorismo, inovação, cultura e bem-estar abertos à população.

Comentários