ESPECIAL DE DOMINGO: PELOTAS PARQUE TECNOLÓGICO CELEBRA MÊS DA INOVAÇÃO

Instituído por decreto pelo Governo federal, outubro é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Pelotas Parque Tecnológico, que tem como foco principal o desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras para as pessoas e para o mundo, está participando e/ou promovendo iniciativas que contribuem com todo o ecossistema de empresas nessa missão.

“Depois do nossos mês de aniversário em que formos presenteados com novas empresas residentes no parque e editais para fomento delas, agora celebramos mais um mês importante para a inovação, sempre no intuito de contribuir para que os negócios da nossa cidade e região façam a diferença na sociedade, por meio da tecnologia”, destaca Rosani Boeira Ribeiro, diretora executiva do PPT.  

São atividades do mês de outubro:

  • AGROIDEIAS – evento digital, em 6 de outubro, durante a programação da 94ª Expofeira de Pelotas, na Arena da Inovação. Startups de Pelotas e Rio Grande participam de um pitch: AlgaSul, Auros Robotics, Demetec, Green Next, Hut8 – Pastejando, Ignis, Jubatus, Nuinset, Orgânico Solidário, Partamon, Terra Mares, Vantum e WebFeiras.
  • Edital de Incubadoras SEBRAE – Lançamento das ações do Edital de Incubadoras SEBRAE, que de outubro a dezembro de 2021 vai contemplar 14 ambientes de inovação, entre eles o Pelotas Parque Tecnológico e a Incubadora Innovatio da FURG, em Rio Grande. Serão feitas ações de fomento e sensibilização para geração de novos negócios com modelos de negócios de base tecnológica, oficinas de empreendedorismo, Design Thinking, consultorias de posicionamento de mercado; assessoria de Contratos Jurídicos, oficina de segurança de dados e propriedade intelectual, além de rodadas de Investimentos.
  • Ciclovia da Inovação – Lançamento do trajeto que liga o PPT às Universidades e elas entre si. Ação em parceria com a Prefeitura de Pelotas através da SMTT – Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e a SDETI – Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação.  Atualmente, Pelotas conta com 60 km de ciclovias e ciclofaixas e com a proposta do PlanMob, até 2028 esses números do sistema cicloviário deverão saltar para 226 km.
  • Circuito da Inovação- tema LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – Em uma parceria do PPT e APL da Saúde de Pelotas e Região, serão feitas lives com temas inovadores com foco na Lei Geral de Proteção de Dados e seus impactos em todas as áreas das empresas e das instituições.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico
O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural.  O parque possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa.

Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

Comentários