PONTE FERROVIÁRIA EM PELOTAS SERÁ REVITALIZADA

Previsão é que as obras sejam concluídas em 150 dias. O içamento do vão móvel ficará inoperante durante o período de execução dos trabalhos
A Rumo, empresa que administra o malha ferroviária na região,  iniciou uma obra de revitalização da ponte ferroviária sobre o canal São Gonçalo, no município de Pelotas (RS). Os trabalhos envolvem a substituição dos cabos de aço e a construção de novos contrapesos (estrutura de concreto) que garantem a segurança operacional das torres e do içamento da ponte para a passagem das embarcações náuticas.
Considerado um serviço de alta complexidade pelas características estruturais da ponte construída em 1882, as equipes de trabalho contratadas devem executar o serviço no prazo de 150 dias. As obras foram necessárias após o rompimento de um cabo de aço no último dia 22 de julho, ocasionado pelo elevado número de içamentos diários que danificaram parte da estrutura da ponte.
Desde que assumiu a concessão em 2015, a concessionária realizou diversas melhorias na estrutura elétrica e física da ponte, entre elas a instalação de um novo sistema de automação eletromecânico no vão móvel da ponte que otimizou o fluxo no canal.

Comentários