COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 17.03.2020

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Ovos – A procura por ovos de galinhas criadas fora de gaiola é maior do que a oferta aqui em Pelotas. Para suprir a demanda e o abastecimento do mercado com ovos de qualidade, a Prefeitura de Pelotas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está buscando a adesão de mais produtores para fortalecer a rede avícola diferenciada, que está se consolidando na zona rural e, atualmente, conta com três empreendedores. Além da participação da Prefeitura, a formação e expansão da rede conta com a participação ativa da Emater, Sebrae, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas (curso de Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais e Faculdade de Medicina Veterinária), Sicredi, Fundo Soberano da Noruega e de produtores rurais.

***

Super – A maior loja da rede de Supermercados Nicolini foi inaugurada em Pelotas – a segunda na cidade e a décima primeira no RS. A loja está localizada na avenida Fernando Osório esquina com avenida Dom Joaquim. A abertura da filial colabora para a geração de empregos e renda no município. Há 40 anos no setor varejista, a empresa oferece cerca de 300 empregos diretos em Pelotas – 187 somente no novo estabelecimento, fruto do investimento de R$ 13 milhões. A Nicolini nasceu em Bagé e hoje é responsável por gerar mais de 1,3 mil empregos diretor.

***

Ela – Desde o último sábado os motoristas que circulam pela BR-116 trecho sul entre Guaíba e Pelotas contam com mais três trechos da duplicação liberados. São 22 quilômetros da estrada.  Com a abertura ao tráfego, a rodovia federal, que teve as obras iniciadas em 2012 com previsão de conclusão em 2015, passa a contar com 69 quilômetros de pista dupla. Desta vez, os 22 quilômetros estão em três dos nove lotes em que o empreendimento está dividido: 9,2 quilômetros no lote 6, em Cristal; 5,1 quilômetros no lote 7, em São Lourenço do Sul (já em uso desde a semana passada); e 7,7 quilômetros no lote 8, em Turuçu. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), todos os lotes da duplicação da BR-116 estão com obras em andamento no momento e a expectativa é fazer novas liberações ainda em 2020. No entanto, os locais não estão definidos. A previsão é que os motoristas só consigam circular pelos 211 quilômetros entre Guaíba e Pelotas com toda a estrada dupla no final de 2021. Seis meses antes, há previsão de finalização do lote que compreende o Contorno de Pelotas, que hoje está com 89% das intervenções realizadas.

***

Recuperação – As obras de restauro da Intendência de São José do Norte (RS) foram retomadas. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE) e já foi sede dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. O icônico prédio que abrigou ao longo da história, mais de 20 administradores, entre intendentes e prefeitos, terá a cobertura restaurada até o final de agosto. O projeto é realizado através da Lei Rouanet com financiamento da EBR – Estaleiros do Brasil, Mitsui & Co, Toyo do Brasil, Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro e Toyo Setal.

***

Repete – O Flávio Obino Filho Advogados Associados é o escritório preferido pelos empresários gaúchos no Marcas de Quem Decide 2020. Os vencedores da pesquisa prêmio Marcas de Quem Decide, promovida pelo Jornal do Comércio e pela Qualidata, foram conhecidos em cerimônia que reuniu o empresariado gaúcho. A pesquisa chega à 22ª edição mapeando a relevância das marcas em 73 setores da economia. Flávio Obino Filho Advogados Associados foi destacado como o escritório jurídico preferido pelos gaúchos. Também ficou em segundo lugar como o escritório jurídico mais lembrado. A categoria escritórios jurídicos foi incluída em 2017, tendo o Flávio Obino Filho Advogados vencido naquele ano como o escritório preferido, e desde então se destaca como escritório mais lembrado ou preferido. Em 2020, o Flávio Obino Filho está completando 60 anos de dedicação ao Direito do Trabalho empresarial e ao associativismo patronal, sendo referência nacional na solução de conflitos trabalhistas.

***

Até a próxima!




Comentários