COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 18.02.2020

    CAMINHOS DA ZONA SUL

    www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

    Pequenos – O ano de 2020 começa com boas perspectivas para os donos de pequenos negócios. É o que aponta a Sondagem Conjuntural realizada pelo Sebrae, que registrou expectativa recorde na geração de novos empregos, além de revelar também que os empresários de micro e pequenas empresas estão otimistas com o futuro da economia e acreditam no aumento do faturamento dos seus empreendimentos. O levantamento, que é feito trimestralmente desde junho 2017, apontou em dezembro o melhor resultado da série histórica para a expectativa de contratações (41% dos entrevistados pretendem contratar até dezembro) e o segundo melhor indicador quanto às expectativas do futuro da economia (72% acreditam que a economia vai melhorar).

    ***

    Franquia – Na última semana de janeiro, franqueados da JORGE BISCHOFF vindos de todo o Brasil estiveram reunidos em Porto Alegre/RS para mais um Encontro Nacional da rede. A edição de 2020 trouxe como tema #CONEXÃOVAREJOJB: propósito e atitudes que geram resultados. Comandada pelo designer Jorge Bischoff, juntamente com sua diretoria, a programação do evento teve como destaques: o lançamento de estratégias com foco em impulsionar ainda mais o crescimento da marca de sapatos e bolsas no varejo, a divulgação da campanha e das novidades da Coleção Outono-Inverno 2020. Um desfile de moda assinado pelo stylist Dudu Bertholini, que está à frente da Comunicação Criativa da JB, foi apresentado especialmente aos parceiros de negócios. A festa de encerramento do evento foi a Celebration Night, que agitou o 300 Cosmo Dining Room com show especial da dupla sertaneja Guilherme & Santiago. A franqueada de Pelotas, Gizela Leitzke Gotuzzo, participou do evento representando a loja exclusiva da marca no Shopping Pelotas.

    ***

    Portos – O superintendente dos Portos do RS, Fernando Estima, esteve reunido com as lideranças empresariais, entidades de classe e principalmente, do setor hidro portuário de Rio Grande. A Superintendência também apresentou os dados de movimentação do complexo portuário no ano de 2019. O presidente da Câmara de Comércio de Rio Grande, Antônio Carlos Bacchieri Duarte, abriu o encontro dizendo ser extremamente importante o debate com as lideranças locais para apresentar o futuro do sistema portuário gaúcho. O Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, capitão de mar e guerra Reinaldo Luís Lopes dos Santos, destacou a importância da parceria entre a autoridade marítima e portuária para a salvaguarda da navegação e garantia de um funcionamento portuário seguro e eficiente.

    ***

    Dados – Ao longo da apresentação, Fernando Estima apresentou os dados do ano de 2019 destacando os 17 terminais privativos em funcionamento no Estado e também dos três portos públicos: Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. Somados, os 20 portos/terminais gaúchos somam mais de 52 milhões de toneladas. Somente Rio Grande, movimento 41,3 milhões de toneladas. Destaques para a celulose com mais de 3,4 milhões de toneladas e; fosfatos que ultrapassou 1,8 milhões de toneladas.

    ***

    Soja – O complexo soja segue sendo a principal movimentação do complexo portuário do RS. Somente o grão, em 2019, representou mais de 13 milhões de toneladas. A redução dos embarques de soja, na casa dos 7%, são resultados de um menor estoque de passagem; da peste suína e também da guerra comercial entre Estados Unidos e China.

    ***

    Até a próxima!




    Comentários