Prêmio ‘Pá do Arroz’ foi conferido a personalidades que contribuem com a orizicultura. Prefeita entregou-o ao superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima
A noite de quinta-feira (13) na Embrapa Clima Temperado, no Capão do Leão, foi de homenagens durante o prêmio “Pá do Arroz“, programação integrante da 30ª Abertura da Colheita do Arroz, sediada, pelo segundo ano consecutivo, na Estação Experimental Terras Baixas.
Quinze produtores e personalidades que ajudam no desenvolvimento do setor orizícola foram reconhecidos pela premiação, prestigiada pela prefeita Paula Mascarenhas e pelo vice Idemar Barz. A abertura da colheita, que começou na quarta (12), terminou na sexta (14).
Uma das pás – símbolo do trabalho do orizicultor – foi entregue pela prefeita ao superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima, na categoria Competitividade. Destacando a relevância da maior abertura de colheita de grãos do Brasil, Paula agradeceu a confiança e aposta na região para receber novamente o evento, responsável por atrair os olhares de todo o País para a Zona Sul.
“A realização da abertura é uma homenagem à história do arroz na região, que nos sustenta e nos mostra o caminho do desenvolvimento há tanto tempo”, disse a prefeita, lembrando as suas origens ligadas à atividade primária.
Riqueza, emprego e renda
A gestora pública também assinalou a importância da cadeia produtiva, cujos frutos beneficiam a população não só pelo alimento produzido, mas também pela geração de riqueza, emprego e renda. “Vida longa ao arroz e à abertura da colheita na nossa região”, frisou.
O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) – entidade organizadora do evento –, Alexandre Velho, afirmou que as quinze homenagens foram justas e merecidas, considerando que “estas pessoas, realmente, fazem a diferença para o setor”. O ato de abertura oficial da colheita, que tem como tema “Intensificação para sustentabilidade”, está marcado para esta sexta (14), às 14h, na lavoura, e vai contar com a representação de lideranças das esferas municipais, estaduais e federais.
Também acompanharam a premiação o senador Luis Carlos Heinze (PP), o deputado federal Alceu Moreira (MDB) e demais autoridades e lideranças ligadas ao segmento na região. A 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz é uma realização da Federarroz com correalização da Embrapa e Patrocínio Premium do Instituto Rio-grandense do Arroz.
Veja os homenageados
- Lavoura Nota 10: Gustavo Ayub Lara
- Produtor Zona Sul: Ricardo Teixeira Gonçalves da Silva
- Produtor Planície Costeira Externa: André Azevedo Velho
- Produtor Planície Costeira Interna: Celso Bartz
- Produtor Fronteira Oeste: Antônio Ceolin
- Produtor Campanha: Elcio José Moro
- Produtor Depressão Central: Daniel Hoerbe
- Técnica Estadual: Mara Grohs
- Técnico Federal: André Andres
- Mercado Externo: Gedeão Pereira
- Competitividade: Fernando Estima
- Amigo da Lavoura: Brigada Militar
- Homenagem Especial: Fernando Schwanke
- Homenagem Especial: Fernando Rechsteiner
- Homenagem Especial: José Carlos Pires