PORTOS RS NO DIA DO URBANISMO EM RG

    PORTOS RS participam da abertura do Dia Mundial do Urbanismo em Rio Grande

    Fernando Estima participou no dia 08 da cerimônia de abertura do evento Novos Rumos para a Revitalização do Porto Velho do Rio Grande organizado pelo IAB.

    O superintendente dos Portos RS, Fernando Estima,participou na manhã desta sexta-feira, 08, da cerimônia de abertura do evento “Novos Rumos para a Revitalização do Porto Velho do Rio Grande”, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil Núcleo Rio Grande. Esteve presente o presidente do Núcleo, Guilherme Dias e o prefeito Municipal, Alexandre Lindenmeyer. O evento está ocorrendo no Acervo Histórico do Porto do Rio Grande (Armazém A1) até às 20 horas.

    Fernando Estima falou da importância de olhar para os prédios históricos e reafirmou o empenho da instituição no projeto Macadar. Já o prefeito Alexandre Lindenmeyer abordou a importância da revitalização de áreas públicas e do novo momento que as cidades estão vivendo com maior presença de pessoas em espaços abertos como as praças públicas. O presidente do Núcleo reafirmou a importância dos debates urbanísticos e afirmou que a escolha do tema desse ano foi pelo intenso movimento desse projeto na sociedade rio-grandina.

    Segundo a organização a ideia é comemorar e divulgar Dia Mundial do Urbanismo através de atividades culturais, educativas e informativas. Durante a tarde, às 14 horas haverá a palestra “Reciclagem e revitalização de edificações históricas”, com a arquiteta e urbanista Ana Lucia Costa de Oliveira – UFPEL. Já às 15h20min ocorre a palestra “Concursos públicos de arquitetura e urbanismo como forma democrática de intervenção urbana”, com o arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva – CAU-RS. As 16h40min ocorre a palestra Projeto de Revitalização do Cais Mauá – Porto Alegre”, com o arquiteto e urbanista Rodrigo Poltosi – IAB-RS.

    A partir das 18 horas serão debatidos os Novos Rumos para a Revitalização do Porto Velho do Rio Grande. Às 18 horas, haverá a apresentação “Projeto Executivo de Revitalização do Porto Velho do Rio Grande (Setor Central e Setor Leste)” com os arquitetos e urbanistas Marcio Gomes Lontra e Raul Macadar. Às 19h ocorre a Mesa Redonda com o prefeito Municipal Alexandre Lindenmeyer e com o superintendente dos Portos RS, Fernando Estima, os responsáveis pelo projeto Macadar e mediação do Núcleo Cidade do Rio Grande do IAB – RS.




    Comentários