COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 19.11.2019

    CAMINHOS DA ZONA SUL

    www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

    Louvor – A indústria de Biscoitos Zezé é uma empresa genuinamente pelotense que literalmente abraça as causas da cidade. Pelotas deve uma reverência aos empresários que a lideram. Mais uma vez, o Pelotas Doce Natal, organizado anualmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL) e a Fenadoce 2020 terão a participação da Biscoitos Zezé. A assinatura de contrato de patrocínio entre a indústria e a CDL Pelotas aconteceu na semana passadacom a presença da Prefeita Paula Mascarenhas e o diretor de planejamento da Zezé, Fabio Ruivo. A campanha Pelotas Doce Natal movimenta o comércio pelotense na época mais importante do ano para a economia e também mobiliza a população a celebrar a data. O Pelotas Doce Natal deste ano será de 13 de dezembro de 2019 a 5 de janeiro de 2020.

    ***

    Novela I – Que a duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas é uma novela interminável já se sabe. Mas tem outro trecho que é mais do que um simples folhetim e sim uma ‘ópera bufa’ da incompetência do serviço público: a duplicação do lote-4 da BR-392 que não foi concluído e possui significativos gargalos por estar exatamente na zona portuária do Rio Grande. A obra é vista como essencial pelos diversos setores da sociedade e foi por isso que diversos segmentos interessados na sua execução realizaram um encontro na cidade de Cristal na semana que passou. Ele foi conduzido por uma apresentação da Ecosul no sentido de mostrar algumas ideias de possíveis soluções de médio e longo prazo para a execução da obra, seja em sua totalidade ou em lotes específicos. Durante o encontro foram debatidas medidas que podem em curto prazo resolver o problema de trafegabilidade da rodovia que sofre com o intenso movimento e com os encontros com o fluxo ferroviário.

    ***

    Novela II – Entre os principais gargalos apresentados está o trecho que compreende o km 8 e 10, em que ficam os entroncamentos da rodovia com a rede ferroviária. Esse trecho, segundo a Ecosul, se duplicado, resolveria boa parte dos problemas de trafegabilidade da região. Os presentes fizeram inúmeras sugestões como uso das faixas de acostamento e reabertura de retornos como formas de melhorias paliativas até que a grande obra seja executada. Entre os que estiveram presentes no encontro estavam o Executivo Municipal através do vice-prefeito, Renato Mattos Gomes; o superintendente dos Portos RS, Fernando Estima e; o supervisor do DNIT em Pelotas, engenheiro Vladimir Casa. Compareceram ainda representantes das seguintes instituições: Capitania dos Portos, MAPA, Timac Agro, Rede de Suprimentos, ANTT, Termasa/Tergrasa, Vanzin, Secretaria de Infraestrutura, Sagres, Sindop, Sintermar, Sindanave, Yara Brasil, Fertilizantes Piratini, Buffon, Tecon, OAB, Gabinete Deputado Fábio Branco, Cootracam, Serra Morena, AGM Operadora, Orion, Movimento Aliança Rio Grande e CTRLog.

    ***

    Avanço – Em ação integrada entre o Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel) e o programa de desenvolvimento associativo da Federação das Indústrias do Estado do RS, acontece amanhã aqui em Pelotas evento denominado ‘Diálogo Industrial’, que trata sobre a Compliance Trabalhista. Será das 14h às 16h, no auditório da Casa da Indústria – Parque do SESI tem inscrições gratuitas aos empresários e colaboradores das indústrias locais. O objetivo é a adoção do diálogo para instigar análises reflexivas sobre o Compliance e sua importância, visando prevenir conflitos, apurar e reduzir riscos na gestão de pessoas atendendo, simultaneamente, as exigências do eSocial nas áreas trabalhista e da segurança e saúde no trabalho. O trabalho será conduzido pela advogada Maria Celeste Barroso, Especialista em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social, Psicopedagoga, Especialista em Ensino a Distância, Professora Universitária, MBA e Pós Graduação, Palestrante, Instrutora e Conteudista de cursos e treinamentos livres e “in company”, sobre legislação e rotinas trabalhistas, normas e práticas de segurança e saúde no trabalho, contratos em geral e gestão de terceirização.

    ***

    Até a próxima!




    Comentários