COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 22.10.2019

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

ACP – Acontece na noite desta terça-feira o jantar dos homenageados em 2019 pela Associação Comercial de Pelotas e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas. Um evento conjunto que destaca um dos principais setores econômicos da cidade. Pela Câmara, o Mérito CDL Pelotas 2019 será outorgado a José Luiz Lima Laitano – proprietário da Nissul Veículos, ex-presidente da CDL Pelotas, ex-integrante do Conselho Consultivo e que agora integra o Conselho Gestor da entidade. Pela Associação Comercial os Homenageados do ano são: Comerciante do AnoTeresa Regina Satte Alam de Oliveira, de O Boticário. Mérito de Serviços Escola Santa Mônica; Enio Antonio Ludtke Ferreira, diretor geral, acompanhado de sua esposa e Diretora pedagógica, Rosimeire da Silva Ferreira. E Empresa ou Entidade Amiga de Pelotas9ᵒ Batalhão de Infantaria Motorizada. O jantar desta terça-feira será realizado no Clube Brilhante, a partir das 20h.

***

Inova – Na última quinta-feira, 17, aqui em Pelotas, o Governador Eduardo Leite coordenou o lançamento do Marco Zero do programa Inova RS na região Sul. O Parque Tecnológico deu continuidade ao plano de expansão do programa lançado em agosto, que tem como objetivo incluir o Estado no mapa global da inovação. O Marco Zero é o momento de articulação entre sociedade, governo, empresas e universidades da região, que são os componentes da chamada “hélice da inovação”. A partir do encontro e da organização dessas esferas são formados os comitês técnicos e estratégicos que mapeiam as vocações empreendedoras do local e elaboram soluções para o seu fortalecimento por meio de projetos de inovação. Até o momento, o Marco Zero já foi lançado nas regiões Central (Santa Maria), Produção e Norte (Passo Fundo), dos Vales (Lajeado), Serra e Hortênsias (Caxias do Sul), Região Metropolitana e Litoral Norte (Porto Alegre) e, agora, Sul (Pelotas). Em novembro, será a vez das regiões Noroeste e Missões e Fronteira Oeste e Campanha.

***

Estado com ecossistema favorável para inovação – O RS é hoje o quinto Estado brasileiro mais inovador e o quarto com maior competitividade global em setores tecnológicos, de acordo com o Índice Fiec de Inovação dos Estados de 2018. Estão aqui três das melhores universidades do país, 27 polos tecnológicos, 24 incubadoras de empresas e mais de 1.000 startups, o que faz do Estado o segundo no ranking nacional deste tipo de empreendimento, atrás apenas de São Paulo de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartup). O RS forma ainda mais de 2 mil doutores por ano, a segunda maior densidade do Brasil neste grau acadêmico, perdendo apenas para o Distrito Federal. Para expandir esse potencial, a metodologia do Inova RS foi elaborada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) em parceria com representantes do setor empresarial, universidades e polos tecnológicos de diversas regiões do Estado. O foco do programa é explorar o ecossistema favorável para a inovação e fomentar uma nova economia baseada em conhecimento e tecnologia para formar, reter e atrair talentos e investimentos, gerando emprego, renda e desenvolvimento regional. O Inova busca ainda tornar o RS uma referência global em inovação até 2030.

***

Finisa – As perspectivas de investimentos em infraestrutura e saneamento para a maioria das prefeituras da região, garantidas até então pelos créditos do Finisa, correm risco de serem suspensas em função das novas determinações que repassa a decisão ao Tesouro da União e não mais à Caixa Econômica Federal. Demonstrando aflição frente ao novo impasse, os prefeitos temem perder mais de R$ 500 milhões de investimentos na região através dos projetos em andamento, os quais já enviados e aprovados em Câmaras de Vereadores e a maioria com processos licitatórios em andamento para as devidas contratações dos empréstimos. A situação praticamente inviabiliza todos os projetos das Prefeituras, com grandes prejuízos para as comunidades, que anseiam por novos investimentos.

***

Até a próxima!




Comentários