ASSEMBLEIA LEGISLATIVA FAZ HOMENAGEM AOS 55 ANOS DA ZONASUL

    Os 55 anos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) foram celebrados nesta quarta-feira (23) durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa. A iniciativa partiu do deputado Luiz Henrique Viana (PSDB), de Pelotas, cidade que integra a entidade. Diante de uma comitiva liderada pelo presidente Mauro Nolasco, prefeito de Capão do Leão, Viana enalteceu a importância da Azonasul, fundada em Piratini no dia 20 de setembro de 1964 pelo então prefeito de Pelotas, Edmar Fetter. Na época, contava com 13 municípios. Em razão das emancipações e com a entrada de novas cidades, possui hoje 23 municípios afiliados. “De lá para cá, tantas lutas foram travadas, tantas portas foram abertas, tantos avanços foram conquistados sempre com os olhos voltados para o essencial, para a principal pauta ao longo destes 55 anos de história: o desenvolvimento regional”, afirmou o parlamentar, que destacou também a atuação de Henrique Feijó, secretário-executivo da associação há 15 anos e que também trabalhou na gestão de Edmar.
    O término das obras de duplicação da BR-116 é uma das principais causas trabalhadas pelos representantes da associação. “Estamos avançando. Com a ajuda dos deputados federais, do governador Eduardo Leite e de instituições, temos conquistado espaço e mais recursos. Além disso, temos feito todos entenderem que não descansaremos enquanto cada centímetro da rodovia não estiver devidamente duplicado”, ressaltou Viana.
     Hidrovia do Mercosul, Porto de Rio Grande, conclusão do lote 4 da BR-392 e os acessos asfálticos aos municípios da região também são pautas prioritárias. Dentro da Azonasul também surgiu uma das iniciativas que mais contribuem para a economia dos municípios: o Consórcio Público do Extremo Sul. Por meio dele, medicamentos, máquinas e até mesmo pneus já foram comprados, em conjunto, por preços mais baixos. A recente expansão da sede da associação permitiu ainda a criação e instalação da Escola de Gestão Pública da Zona Sul, onde são oferecidos cursos e treinamentos permanentes a servidores das prefeituras.
    Para a prefeita Paula Mascarenhas, que integrou a comitiva, a homenagem significa um reconhecimento da atuação da entidade. “A Azonasul tem sido um espaço de integração e de planejamento conjunto do desenvolvimento regional. Sou uma admiradora da associação, que tem sido responsável por várias conquistas e será responsável por outras advindas desta integração”, declarou.
    Já o atual presidente, Mauro Nolasco, complementou: “O deputado Viana tem sido um grande parceiro e ajudou a criar a Bancada da Azonasul. Esperamos que a gente possa cada vez mais fortalecer as relações da associação e das prefeituras com os mandatos dos deputados da nossa região”.
     Municípios Integrantes da Azonasul: Aceguá, Arroio Grande, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Pedras Altas, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Turuçu.



    Comentários