PRESIDENTE DA CÂMARA DE PELOTAS PARTICIPA DE AUDIÊNCIA SOBRE PORTO DE RIO GRANDE

    O presidente da Câmara Municipal de Pelotas, vereador Fabrício Tavares, participou de Audiência Pública, em Rio Grande, que tratou da situação do principal porto gaúcho. As perspectivas para o futuro do sistema hidro portuário do Rio Grande do Sul e uma possível ampliação da competitividade do modal foram tratados durante a reunião no último dia 23. A audiência pública foi proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, integrante da Comissão de Viação e Transportes na Câmara dos Deputados e contou com a presença de autoridades do setor portuário, como o secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni. Pilonio destacou a importância da modernização da gestão portuária que está sendo trabalhada pela equipe da Superintendência, para garantir mais autonomia aos portos para celebração de contratos.

    Fabrício Tavares destacou que um outro tema discutido foram os investimentos na modernização do complexo portuário, através das parcerias público privadas, com o objetivo de aumentar a eficiência e o dinamismo e, consequentemente, a capacidade competitiva frente aos outros Portos nacionais e internacionais.

    O deputado Federal Afonso Hamm, que preside a Frente Parlamentar em defesa da conclusão da duplicação da BR-116, abordou a questão do acesso do Porto do Rio Grande, salientando que a rodovia é estratégica para o escoamento da produção gaúcha de grãos até o Porto, por isso, seguiremos mobilizados até que a obra esteja 100% concluída”.

    Também fizeram parte do debate, além do presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, o presidente da Câmara de Comércio da cidade do Rio Grande, Antônio Carlos Bacchieri Duarte; o gerente de Regulação Portuária da Antaq, Dax Rosler Andrade; o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima; o presidente da Frente Parlamentar de Portos, Hidrovias e Polo Naval da Assembleia Legislativa, deputado Fábio Branco e; prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer.

    TECON

    No mesmo dia 23, a noite, o presidente do Terminal de Contêineres – TECON – Paulo Bertinette recebeu a comitiva na sede de um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. O terminal opera as principais linhas de navegação que escalam o país e atende mais de três mil importadores e exportadores. O empreendimento, consolidado há 20 anos, tornou fundamental para o desenvolvimento econômico do nosso Estado.

    VISITA AO PORTO

    No dia seguinte, terça-feira, 24, o presidente do legislativo municipal visitou a Superintendência do Porto onde foram recebidos pelo superintendente Fernando Estima. Estima repassou dados informando que Rio Grande detém o segundo Porto mais importante do país, tendo movumentado R$ 42,9 milhões de toneladas, em 2018. Houve também visita ao cais do Porto, juntamente com o deputado Afonso Hamm e dirigentes do terminal.




    Comentários