ESPECIAL DE DOMINGO: OS 175 ANOS DA CÂMARA DE COMÉRCIO DE RG

    RIO GRANDE, RS, BRASIL, 28/09/2019 – O governador Eduardo Leite participou, na noite desta sexta-feira (27/9), de jantar comemorativo aos 175 anos da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, quarta instituição mais antiga do país, em Rio Grande. Além da homenagem à entidade, pessoas de destaque na comunidade foram agraciadas com o título Rio-grandino Ilustre, e o Trófeu Câmara de Comércio foi entregue. O CAMINHOS DA ZONA SUL marcou presença com o editor Paulo Gastal Neto. Fotos: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

    O governador Eduardo Leite participou, na noite desta sexta-feira (27/9), de jantar comemorativo aos 175 anos da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, quarta instituição mais antiga do país dentro de seu segmento de atuação, em Rio Grande. Além da homenagem à entidade, pessoas de destaque na comunidade foram agraciadas com o título Rio-grandino Ilustre, e o Troféu Câmara de Comércio foi entregue.

    Para o governador, a celebração da quase bicentenária instituição é uma demonstração de como o Estado é forte. “Temos uma economia vibrante, talento, vocação para o empreendedorismo e disposição para o trabalho. A agenda de desenvolvimento gaúcha está focada no aumento da competitividade do Rio Grande do Sul. Histórias como a da Câmara de Comércio servem de exemplo e de inspiração para novas iniciativas de crescimento”, disse.

    Leite também mencionou o fortalecimento da integração regional. “Observo, como orgulhoso filho da região Sul, a integração maior entre as cidades da região. Não precisamos dividir, podemos somar esforços”, afirmou.

    RIO GRANDE, RS, BRASIL, 28/09/2019 - O governador Eduardo Leite participou, na noite desta sexta-feira (27/9), de jantar comemorativo aos 175 anos da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, quarta instituição mais antiga do país, em Rio Grande.
    Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande é quarta instituição mais antiga do país dentro de seu segmento de atuação – Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

    Ações que vêm sendo tomadas para retomar o crescimento econômico e possibilitar o ajuste fiscal, como a venda de estatais, a redução da máquina pública e a simplificação tributária e de burocracia, foram elencadas pelo governador. “Não somos um Estado inimigo do empreendedor e do investidor. Queremos estimular investimentos no Estado”, afirmou.

    Presidente da entidade, Antônio Carlos Bacchieri Duarte ressaltou a importância da união entre os associados. “Os fundadores devem estar orgulhosos dessa caminhada de quase 200 anos desta entidade. Nenhuma instituição sobrevive se não tiver pessoas integradas e com propósito”, garantiu.

    Porto do Rio Grande

    Leite também fez menção ao processo de dragagem do porto do Rio Grande, iniciado em 2018. Com 93% dos trabalhos concluídos, o próximo passo da obra é a homologação da nova cota de calado do porto, de 12,8 metros para 14,4 metros. A alteração consolidará o terminal marítimo como um dos principais do extremo sul da América Latina.

    RIO GRANDE, RS, BRASIL, 28/09/2019 - O governador Eduardo Leite participou, na noite desta sexta-feira (27/9), de jantar comemorativo aos 175 anos da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, quarta instituição mais antiga do país, em Rio Grande. Além d
    Fernando Estima, superintendente do porto do Rio Grande, Bacchieri Duarte, presidente da Câmara, e o governador Leite – Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

    Também se estuda a possibilidade de alterar o modelo de gestão do porto, de autarquia pública para empresa pública, dando mais agilidade e independência à gestão portuária.

    O Troféu Câmara de Comércio foi entregue à Bianchini S.A. Indústria, Comércio e Agricultura, empresa familiar com sede em Porto Alegre e fábricas em Rio Grande e Canoas; à neurocientista Angela Wyse, integrante da Academia Mundial de Ciências, e a Carlos Marques, diretor mundial de operações de suprimentos da Lenovo, fabricante de computadores. Leite entregou o prêmio ao diretor da fábrica Bianchini, Valdir Bianchini.

    O secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, o superintendente do porto do Rio Grande, Fernando Estima, e o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, também estiveram na celebração.




    Comentários