AZONASUL PROMOVE EVENTO PARA CELEBRAR 55 ANOS

    Após 55 anos desde a data de sua fundação, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) retorna nesta quarta-feira (18) ao município de Piratini para celebrar mais um ano de funcionamento. O evento ocorre na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a partir das 10horas, com reunião ordinária dos prefeitos, seguido de assinaturas de convênios, lançamento de novas atividades e homenagens.

    Conforme adianta o presidente da entidade, Mauro Nolasco, prefeito de Capão do Leão, durante a reunião serão tratados assuntos pertinentes à pauta de trabalho municipalista. Em seguida, o protocolo da solenidade de aniversário será desenvolvido com a assinatura do convênio entre Azonasul e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), prevendo ações nas áreas de pesquisa e extensão; lançamento da Taça Azonasul de Futsal e entrega do troféu 55 anos ao Grupo RBS  em reconhecimento ao engajamento em prol da continuidade das obras de duplicação da BR 116 – trecho Sul. “Vamos retornar ao município onde a nossa entidad e surgiu para lembrar a história e o pioneirismo dos líderes da região vislumbrando novas perspectivas para o desenvolvimento através de grandes parcerias”, disse.

    HISTÓRIA:
    A Azonasul foi fundada no dia 20 de setembro de 1964, em Piratini, pelo então prefeito de Pelotas, Edmar Fetter, que congregou 13 prefeituras da região. Hoje, com 23 municípios associados, desenvolve intensa atividade institucional, política e técnica, objetivando o fortalecimento do municipalismo, que busca a descentralização da administração pública em favor dos municípios e das suas comunidades.

    A diretoria da Azonasul, eleita anualmente pelo voto direto, é composta por prefeitos de todos os partidos, reunindo desta forma, as forças políticas da região na busca de um bom relacionamento com os governos federal e estadual, em importantes parce rias, sem abrir mão do direito de divergir e de pressionar governos e parlamentos para a garantia de recursos aos municípios e a implementação de políticas públicas do interesse das administrações municipais.

    A Azonasul atua, também, no assessoramento às prefeituras da região buscando promovê-las como legítimas representantes das demandas sociais e econômicas. “Afinal, um município forte que presta os serviços aos cidadãos e atende suas reais necessidades é a base para se construir o estado e o Brasil que queremos”, explica o presidente Mauro Nolasco.




    Comentários