UFPEL RETOMA MONITORAMENTO NO PORTO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR

    O grupo HidroSedi da UFPel e a Agência da Lagoa Mirim (ALM), no dia 7 de agosto, realizaram a instalação de uma estação hidrometeorológica automática às margens da Lagoa Mirim, no Porto de Santa Vitória do Palmar.

    Essa estação possibilitará o monitoramento contínuo de variáveis hidrológicas como precipitação, velocidade e direção do vento, temperatura e umidade do ar, e variação do nível d’água da Lagoa Mirim.

    Anexo à estação automática, também foi instalada uma seção de réguas linimétricas, referenciada ao RN da Agência da Lagoa Mirim, capaz de consistir com os dados existentes.

    O monitoramento do nível da água da Lagoa Mirim era realizado pela ALM desde 1978, interrompido em 2013. Com a instalação dessas estruturas, será possível retomar o monitoramento, de tal forma a possibilitar estudos futuros para o desenvolvimento regional e da bacia da Lagoa Mirim além de propiciar informações necessárias a Hidrovia Uruguai-Brasil, em vias de operação, afirmou o diretor da Agência, Gilberto Collares. “Para permanecia dessa atividade, a Universidade conta com o apoio da população local, que auxiliará na preservação dos equipamentos instalados”, observou.

     




    Comentários