COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 12.08.2019

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Amém – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes liberou, na última quarta-feira (7), 12 quilômetros de pista duplicada  da BR-116/RS, em São Lourenço do Sul. O segmento faz parte do Lote 07 das obras de duplicação da rodovia. O tráfego está liberado desde o km 459 (sentido Pelotas – Porto Alegre), onde haverá o acesso para a pista nova, até o km 446, retornando para pista antiga, próximo à ponte do arroio Santa Isabel. Os 12 quilômetros em São Lourenço do Sul e os 15 quilômetros em Camaquã, liberados na quinta-feira (01/08), fazem parte dos 47 quilômetros que entregues ontem pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro.

***

BR-116 – Tarcísio Gomes de Freitas também acompanhou as obras da BR-116. Freitas garantiu que estes não devem ser os únicos investimentos que o estado receberá, afirmando que “o Rio Grande do Sul é um dos estados que tem a maior carteira no ministério, pois hoje temos como prioridade aquelas obras que estão avançadas que são a duplicação da BR 116, a Ponte do Guaíba o contorno de Pelotas, a travessia de Santa Maria na BR 158. Detectamos também que é necessário duplicar a ponte do Rio dos Sinos, pensamos na recapacitação da malha sul de ferrovias para que possamos ligar o estado às outras unidades da federação. Nossa intenção é ligar a malha férrea até Sumaré, em São Paulo”.

***

Travessia – A nova ponte do Guaíba deverá ser entregue ao tráfego ainda no primeiro semestre de 2020! Foi o que afirmou o ministro de Infraestrutura e Transporte, Tarcísio Gomes de Freitas em recente visita às obras. Freitas também descartou qualquer alteração no projeto em razão da altura da ponte. Afirmando que o projeto foi bem feito, que é altamente técnico, e mostra um acerto da modelagem de negociação. De acordo com ele, os estudos hidrológicos feitos pelo Ministério e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) garantem uma “excelente margem de segurança.” A previsão de Freitas é que a ponte seja totalmente concretada em setembro, e a inauguração ocorra em abril de 2020.

***

Dragagem – O diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, e a diretora de Infraestrutura Aquaviária (DAQ), Karoline Lemos, juntamente com o diretor no RS, Vladimir Casa e equipes da autarquia acompanharam, in loco, as obras de dragagem do Porto de Rio Grande. A dragagem permitirá a navegação de navios com calado maior, garantindo mais profundidade para atracação de navios de carga e segurança para as operações. Cerca de 42 milhões de toneladas de carga passam pelo Porto de Rio Grande a cada ano, sendo um dos portos mais importantes do país. Com a obra, a profundidade do canal de acesso ao porto vai atingir 18 metros na parte externa do canal e 16 metros na parte interna. Mais de 90% da dragagem já foi concluída, que entraram em fase de acabamento, quando equipamentos menores fazem a dragagem da área de atracação. Ao final do serviço, mais de 16 milhões de metros cúbicos de material terão sido dragados.

***

Ponte sobre o Rio Jaguarão – Na quinta-feira, 1º de agosto, técnicos do DNIT vistoriaram a construção da nova ponte sobre o Rio Jaguarão, que liga as cidades de Jaguarão, no sul do Estado, e a cidade de Rio Branco, no Uruguai. A nova travessia terá 16 metros de largura e aproximadamente 600 metros de comprimento, com acessos estendidos pelos lados brasileiro e uruguaio.

***

Timão – A Kalunga, que ficou conhecida em todo o Brasil quando patrocinava o Corinthians e principal varejista do segmento de papelarias, materiais escolares, suprimentos para escritório e informática inaugurou sua loja em Pelotas. Ela está localizada no Shopping Pelotas e funcionando desde a segunda-feira passada, 5 de agosto. Com seis lojas no Rio Grande do Sul, a loja do Shopping Pelotas oferece mais de 11.000 itens.

***

Sobe – O Shopping Pelotas encerrou o primeiro semestre do ano 2019 com 15 novas operações. Destacam-se: Hering, Claro, Esmalteria Belas Unhas, Salada Gourmet, Sweet John, Confeitaria Fit, Dragão Azul e Botoclinic. Reinaugurações e ampliação de espaço também fizeram parte dessas novas operações. A Samsung, por exemplo, veio com um novo layout e conceito da marca. Já a Sweet John ampliou de quiosque para loja. Em relação à Kalunga, a empresa foi aberta há cerca de 45 anos, é a maior varejista de suprimentos de informática, material de escritório e papelaria do País. Ao longo de sua trajetória, se modernizou, adotou tecnologias de ponta, e novas linhas de produtos foram agregadas ao seu portfólio. A companhia tem uma rede com mais de 200 lojas, distribuídas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Pará e no Distrito Federal. É a única empresa do segmento a dispor de todos os canais de vendas: lojas físicas, virtual e televendas: www.kalunga.com.br.

***

Até a próxima!




Comentários