ESPECIAL: MISSÃO AO CHILE TEVE OBJETIVO AMPLIAR RELAÇÃO COMERCIAL ENTRE RS E CHILE

Com o objetivo de aproximar empresas e entidades gaúchas e chilenas e buscar investimentos, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), em parceria com a Sociedade de Fomento Fabril do Chile (Sofofa) e a Embaixada do Brasil em Santiago, realizou uma missão empresarial ao vizinho sul-americano, entre os últimos dias 3 e 7 de junho. A agenda na capital do país prevê um seminário bilateral, rodadas de negócios, visitas técnicas e reuniões estratégicas. “Acreditamos em um manteve incremento da relação entre o Rio Grande do Sul e o Chile, além da tradicional parceria existente, com uma atuação de complementaridade, ampliando o diálogo do Mercosul com a Aliança do Pacífico”, disse o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, que liderou a comitiva de empresários gaúchos.

Sexto destino das vendas externas gaúchas, o Chile cresceu 4% no ano passado e, para 2019, a previsão é de um novo resultado positivo em sua economia, por volta de 3,5%, expansão que torna o país um mercado ainda mais atraente. Em 2018, o Chile comprou US$ 489 milhões em produtos gaúchos, um incremento de 5,58% na comparação com 2017. O RS exportou especialmente veículos, plásticos, máquinas e equipamentos e calçados. Em contrapartida, o Chile é o 17º país de origem das importações do Estado, principalmente produtos químicos.

Durante o seminário, em 4 de junho, foram apresentados os casos das empresas CMPC Celulose e Marcopolo como exemplos de negócios de sucesso entre as duas regiões. A CMPC é o maior investimento chileno em solo gaúcho, enquanto o Chile é o principal mercado para as exportações da Marcopolo. Foram abordados também as oportunidades e os benefícios proporcionados pelo do novo Acordo Amplo de Livre Comércio (ALC) assinado com entre Brasil e Chile, em novembro do ano passado.

A missão empresarial ao Chile ficou acertada em fevereiro, por ocasião da participação do embaixador do país Fernando Schmidt Ariztía, em evento esteve na FIERGS e, em encontro com o presidente Gilberto Porcello Petry e outros industriais, apresentou as oportunidades de negócios para o Rio Grande do Sul, especialmente a partir do Acordo Amplo de Livre Comércio (ALC) assinado com o Brasil em novembro do ano passado. Na ocasião, também ficou acertada a realização da missão empresarial gaúcha ao país.

Governador esteve reunido com o especialista em parceria público-privadas e concessões de infraestrutura da InvestChile – Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

GOVERNO DO ESTADO ESTEVE REPRESENTADO COM O GOVERNADOR EDUARDO LEITE E COMITIVA

A comitiva do Estado liderada pelo governador Eduardo Leite manteve reuniões com empresários e representantes de agência chilena, a sua participação na missão organizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) em Santiago, no Chile. A primeira reunião ocorreu no escritório da Tramontina em Santiago. Foram apresentadas informações sobre o funcionamento e a experiência bem-sucedida do grupo gaúcha em solo chileno. A comitiva visitou o showroom e ouviu dos executivos como foi o processo de recuperação da empresa depois do terremoto ocorrido em fevereiro de 2010, que danificou as instalações.

Outro encontro ocorreu na embaixada brasileira, com o especialista em parceria público-privadas e concessões de infraestrutura da InvestChile, Jorge Yáñez, e os secretários Juvir Costella, de Logística e Transportes; Ruy Irigaray, de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Ana Amélia Lemos, de Relações Federativas e Internacionais e o presidente da Assembleia, deputado Luís Augusto Lara.

Chile Tramontina
Antes do retorno ao Brasil, governador visitou filial da gaúcha Tramontina no Chile – Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

A InvestChile é uma agência responsável por promover o Chile no mercado global como um destino para investimentos estrangeiros e também de investidores chilenos em outros países, tendo escritórios em cidades como Nova York e Tóquio.

Aumentar a integração

O governador Eduardo Leite avaliou de forma positiva as agendas durante os dois dias em que permaneceu no Chile. “A missão promoveu importante integração com os empresários, tanto com o objetivo de apresentar as oportunidades do Estado visando atrair investimentos quanto de ampliar os negócios de empresas que já atuam no Rio Grande do Sul. Viemos aqui para aumentar essa disposição e estimular esses empresários”, disse.

Além dos compromissos pré-agendados, Leite e a comitiva de secretários, acompanhada de empresários e lideranças da Fiergs, entre as quais o presidente Gilberto Petry, participaram de reunião na Sociedad de Fomento Fabril (Sofofa) e de encontros com dirigentes da Ultramar e da CMPC.

No seminário realizado na entidade que representa o setor industrial chileno, o governador destacou as potencialidades do Estado. Nas duas empresas, tratou da possibilidade de expansão da presença dos dois grupos empresariais no RS.




Comentários