COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 25.06.2019

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

A retomada das operações – A Ecovix, após análise remetida por empresa de consultoria que elaborou estudo para avaliar o potencial da retomada de operações na área do setor naval, pretende ingressar nos seguintes setores a partir da utilização de sua estrutura em Rio Grande: 1) Atividade portuária, com atracação de embarcações e movimentação de cargas; 2) Reparos em plataformas petrolíferas e embarcações; 3) Processamento de aço para a indústria metalmecânica; A movimentação de carga, que precisará de autorização do Estado e órgãos reguladores, não afetará a operação naval. O processamento de aço, corte e dobra, por exemplo, também poderá ser feito em paralelo, utilizando os equipamentos instalados no estaleiro.

***

Balanço – A Fenadoce 2019, que encerrou domingo, 23 de junho, em superou os números da edição anterior, segundo dados da organização. A feira recebeu 246 mil visitantes e contabilizou um volume de mais de 1,3 milhão de doces vendidos. A Fenadoce 2019 recebeu cerca de 900 excursões de todo o país e de países vizinhos. Além disso, a feira mais uma vez promoveu a visita de crianças de escolas da rede pública da região, recebendo mais de 45 mil alunos. Os doces mais vendidaos esse ano foram quindim, bombom de morango e bem-casado, respectivamente.

***

VentosO complexo eólico Corredor do Senandes em Rio Grande, que hoje tem 108 MW de capacidade instalada, aumentará em mais 80 MW sua potência. O parque vendeu energia para o sistema interligado nacional através de leilão realizado em 2011. O volume de energia que será acrescido agora será destinado para empresas pertencentes ao grupo controlador da usina, o NC, que conta com várias companhias como a EMS, Brace Pharma (EUA) e NSC Comunicação (antigo Grupo RBS Santa Catarina). O grupo NC adquiriu o parque gaúcho da Odebrecht Energia em 2016. Quem participou do projeto original e está trabalhando na ampliação do complexo é a Epcor Energia, desenvolvedora de empreendimentos eólicos e fotovoltaicos. A iniciativa deve absorver um investimento de cerca de R$ 320 milhões. Além do aumento de capacidade em Rio Grande, que se encontra em estágio avançando, a Epcor pretende desenvolver outros projetos eólicos no Estado. Dois desses empreendimentos, um de 350 MW e outro de 250 MW, estão previstos para serem construídos em Uruguaiana. Essas estruturas, seguindo adiante, significarão um investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões. A empresa aguarda a licença ambiental prévia para depois decidir se a tentativa de comercialização de energia e, por consequência a materialização da usina, será feita através de leilão ou pelo mercado livre.

***

Limpeza – No último sábado aconteceu à inauguração da Loja Ecoville Pelotas. Franquia nacional, atuando no segmento varejista e atacadista de produtos de limpeza residencial, comercial, industrial, automotiva e tratamento de piscinas, totalizando mais de 250 produtos diferentes. A marca Ecoville foi fundada em 2007 na cidade de Joinville/SC como indústria, vindo a disponibilizar a modalidade de franquias no ano de 2015. Hoje conta com mais de 300 lojas espalhadas pelo Brasil. A marca Ecoville recebeu premiações, a nível nacional, nos últimos quatro anos consecutivos, como reconhecimento pela qualidade de seus produtos. A unidade de Pelotas nasceu do sonho antigo dos sócios Marcio, Cátia e Luciana Neuenfeld em empreender na cidade e, assim, disponibilizar ao consumidor pelotense, uma ótima opção de aquisição de produtos de limpeza com excelente qualidade a preços diretos de fábrica. Além dos produtos da marca Ecoville, a Loja Ecoville de Pelotas também comercializará mais de 150 itens das linhas de equipamentos para limpeza como vassouras, rodos, mops, baldes, cestos, lixeiras, embalagens e utensílios diversos. A Loja de Pelotas fica localizada na Rua Marcílio Dias, 1600, em frente ao Colégio Pelotense e funciona de segundas a sextas das 8h às 19h30m e sábados das 8h às 13h.

***

Até a próxima!




Comentários