O Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região projeta a retomada do crescimento econômico do país em 2019 e, por consequência, o avanço do setor local. Nesta última semana, representantes de construtoras estiveram reunidos para articular lançamentos de olhos atentos nos novos nichos de mercado.
“Mesmo com um cenário politico e econômico de incertezas, os números executados em 2018 surpreenderam positivamente e tudo indica que continuarão em ascensão”, disse o presidente do Sinduscon/Pelotas, Fabrício Iribarrem, ao relacionar a melhoria em termos de vendas e os avanços na lei dos distratos, que nesta última semana do ano foi sancionada pela Presidência da República.
Iribarrem ainda destacou que o setor local espera novas contratações dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida para atender as faixas um e dois, o que, em sua opinião, deverá sustentar a retomada da economia. “Para tal, estamos com um grupo de trabalho, inédito dentro do sindicato, focado em áreas da zona norte, buscando o desenvolvimento de ações coletivas e parcerias com o Poder Público Municipal para melhorias de infraestrutura. Tudo para criar um ambiente propício aos novos investimentos”, revelou.
Com respeito às perspectivas para 2019, o presidente enumerou três pontos que devem alimentar um quadro mais conservador na economia nacional. São eles: a situação fiscal da União e dos Estados, que continua crítica; as decisões de investimento ainda condicionadas à agenda de reformas e a confiança empresarial que mostra recuperação, mas ainda se encontra em patamar baixo. Por outro lado, na visão de Iribarrem, há pontos que sustentam uma perspectiva mais otimista para o próximo ano: renda e crédito devem continuar se recuperando; a melhora do mercado imobiliário que deve refletir-se no emprego ao longo do ano e a perspectiva de crescimento dos investimentos das prefeituras.
PAUTAS – A diretoria do Sinduscon/Pelotas vem trabalhando em novos projetos setoriais para atrair novos sócios e atender demandas do quadro atual. Algumas pautas defendidas pelo setor já estão com encaminhamentos positivos. As novidades serão anunciadas na primeira reunião-almoço, prevista para ocorrer na terceira semana do mês.