CULTURA: COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA O FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA EM PELOTAS

Festival Internacional Sesc de Música- Foto: Flávio Neves

Começa nesta segunda-feira (14 de janeiro), mais um Festival SESC de Múcica em Pelotas. A sinfonia de instrumentos musicais como violinos, flautas, trompetes e percussões tomará conta do centro de Pelotas, com um cortejo saindo do Largo do Mercado Público, a partir das 18h, seguindo pelo calçadão das ruas Andrade Neves, Sete de Setembro e XV de Novembro. A ação marca o início do 9º Festival Internacional Sesc de Música e terá a participação de diversos músicos envolvidos no evento. Este que já é considerado um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina, terá programação gratuita até o dia 25 de janeiro e contará com 60 espetáculos gratuitos e 24 cursos, envolvendo cerca de 380 alunos e 52 professores, oriundos de pelo menos 14 nacionalidades. Confira a programação completa abaixo.

Logo após o cortejo, ainda no primeiro dia de evento (14/01), o Theatro Guarany recebe o concerto especial de abertura com a Sphaera Mundi Orquestra e participação da solista argentina Lucia Luque, no violino. O espetáculo inicia às 20h30 e os ingressos já estão esgotados para a primeira noite (14/01), no entanto o público poderá acompanhar a transmissão ao vivo do espetáculo pelo www.sesc-rs.com.br/festival.

Os concertos de 15 e 16 de janeiro, que acontecem no Theatro Guarany às 20h30, também já estão com ingressos esgotados. As senhas para os demais espetáculos agendados para acontecer no local, podem ser retiradas na bilheteria (Rua Lobo da Costa, 489) a partir desta segunda-feira (14/01), às 9h.

INGRESSOS GRATUITOS – A retirada de ingressos antecipados é necessária apenas para os espetáculos que ocorrerão no Theatro Guarany. A organização sugere a doação de 1kg de alimento não perecível (alimentos que serão direcionados a entidades sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc). Cada pessoa poderá retirar um par de ingressos por apresentação, conforme cronograma: nos dias 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 21/01, para espetáculos de 17, 20 e 21/01; E nos dias 17, 18, 19, 21, 22, 23 e 24/01, para espetáculos de 22, 23 e 24/01. Os ingressos serão distribuídos na Bilheteria do Theatro (Rua Lobo da Costa, 489), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h30 às 18h30.

A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Biri Refrigerantes, Ecosul e Café 35.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 20 Unidades Sesc/Senac.

::: SOBRE O 9º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA ::::

O QUE É? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.
QUANDO? De 14 a 25 de janeiro de 2019, em Pelotas/RS.
COMO? Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade.

SUCESSO

A edição 2019 do Festival Internacional Sesc de Música ainda nem começou e três dos grandes espetáculos que serão apresentados no Theatro Guarany já estão com ingressos esgotados. A distribuição das senhas gratuitas para acesso aos concertos começou na quarta-feira passada e, no mesmo dia, todas foram distribuídas, devido ampla procura na bilheteria do local.

Os espetáculos com ingressos esgotados são o da abertura, no dia 14/01, às 20h30, “Sphaera Mundi Orquestra  (BRA/RS)”, além das apresentações de15/01 “Orquestra Tangos: Ontem, hoje e sempre!” com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (BRA/RS) e o espetáculo “Caboclo”, da Quinta Essentia Quarteto (BRA/SP), do dia 16/01, todos às 20h30, no Theatro Guarany. Para quem não conseguiu retirar ingressos para estes concertos, há outras opções na programação destes três primeiros dias de festival, como concertos na Bibliotheca Pública Pelotense, no Conservatório de Música da UFPel e diversas sessões do Festival na Comunidade, em locais como a Paróquia Santa Terezinha, no bairro Três Vendas e a Capela Santa Casa de Misericórdia.

Já no primeiro dia de festival (14/01), a comunidade é convidada ainda a participar, às 18h, do tradicional Cortejo Musical, com saída em frente ao Mercado Público, seguindo pelo calçadão das ruas Andrade Neves, Sete de Setembro e XV de Novembro. O cortejo reunirá músicos envolvidos no festival e já a partir deste momento transforma a atmosfera da cidade com mais arte e emoção.




Comentários