PRESIDENTE DA AZONASUL PARTICIPA DE MISSÃO A GENEBRA

 

O presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Rudinei Härter, prefeito de São Lourenço do Sul, participa da missão gaúcha a Genebra, na Suíça, onde defenderá a produção do tabaco. A viagem não terá custos aos cofres públicos e foi financiada pela  Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (AMPROTABACO).

O prefeito recebeu convite para participação na Conferência das Partes 8 (COP 8), que ocorre na Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT), entre os dias 1º e 6 de outubro. Na COP 8,  o prefeito e a AMPROTABACO abordarão a importância da indústria do fumo para a região, o fomento da produção fumageira e a ampliação do apoio aos produtores.

DADOS – O fumo foi o segundo produto da pauta de exportações do Rio Grande do Sul em 2016. Já em 2017, a produção chegou a 19.183,895 toneladas. A região Sul do Brasil é responsável por 98% da produção brasileira segundo dados da Afubra. Com 154 mil produtores integrados, em um universo de aproximadamente 615 mil pessoas participantes do ciclo produtivo no meio rural, o tabaco soma uma receita bruta anual de R$ 5 bilhões.

Comentários