DNIT REALIZA AÇÕES DO PROGRAMA DE SAÚDE PÚBLICA NA DUPLICAÇÃO DA BR-116/RS

Seguindo o Plano Básico Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba a Pelotas), a unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio do Programa de Saúde Pública (PSP), desenvolvido pela Gestora Ambiental do empreendimento, realiza ações trimestrais nos canteiros de obras da rodovia e nas comunidades do entorno. O PSP visa o esclarecimento, a orientação e a prevenção relacionadas à saúde dos colaboradores, bem como o monitoramento das condições de saúde da população lindeira, em função do empreendimento.

No mês de agosto a equipe do PSP realizou a aplicação do checklist nos canteiros e nas frentes de obras, vistoriando itens ligados ao descarte correto dos resíduos sólidos, limpeza e manutenção de banheiros, higiene dos refeitórios e possíveis pontos de proliferação de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti.  Constatou-se que há todo um cuidado e uma preocupação das construtoras em garantir a saúde e segurança dos colaboradores do empreendimento e a manutenção da qualidade de vida da comunidade.

Durante o checklist divulgou-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho, conforme o  calendário do Ministério da Saúde. Na ação foram distribuídos cartazes reforçando a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tema também abordado no mês de julho pela equipe do Programa de Educação Ambiental em palestras para mais de 90 colaboradores.

Além disso, em função do surto de sarampo no país, alertou-se aproximadamente 207 colaboradores sobre a importância da imunização com a vacina Tríplice Viral, contra o sarampo, rubéola e caxumba. A equipe do PSP indicou ainda os postos de saúde mais próximos aos canteiros de obras que possuem as doses da vacina.

PONTE DOIS GUAÍBA

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (DNIT/RS) informa que o desvio de tráfego na BR-290/RS entre os quilômetros 94 e 95 (freeway), iniciado no dia 20/08, próximo ao acesso ao vão móvel, deve permanecer até o dia 14/09. O DNIT/RS salienta que a ocorrência das chuvas e demais fenômenos climáticos que acometeram a região nos últimos dias, impediu  realização  da  movimentação de vigas com guindastes. A Autarquia ressalta que o local conta com sinalização e apoio da PRF, visando a segurança dos usuários. Confira a programação:

Orientações:

Período e local do desvio do trânsito:

Data: 20/08 a 14/09/2018
Local: Entre o km 94 e 95 da BR-290/RS, próximo ao acesso ao vão móvel.
  • Atividades realizadas pelo lado da Avenida Voluntários (Porto Alegre x Litoral):  Deverão se estender até o dia 06/09/18.
– Das 6h às 22h, serão bloqueados o acostamento e uma faixa de rolamento com manutenção do tráfego em 03 faixas;

– Das 22h às 6h, ocorrerá o bloqueio total da pista e o trânsito será desviado para a pista oposta, na qual trafegará com duas mãos de direção.

  • Atividades realizadas pelo lado da Rua João Moreira Maciel (Litoral x Porto Alegre): Ocorrerão de 08 a 14/09/18.
– Das 6h às 22h, serão bloqueadas duas faixas de rolamento com manutenção do tráfego em 03 faixas;
– Das 22h às 6h, ocorrerá o bloqueio total da pista e o trânsito será desviado para a pista oposta, na qual trafegará com duas mãos de direção.
Atenção:
A Rua João Moreira Maciel será totalmente interditada (24 horas) na altura do número 1600 (Canteiro de obras), sendo liberado apenas para o tráfego local. A interdição na Rua João Moreira Maciel, com abertura apenas para o tráfego local,  ocorrerá do dia 08 ao 25/09/18,  em razão da desmobilização dos equipamentos e demais estruturas de apoio.



Comentários