COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 04.09.2018

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Golaço – A facilidade trazida pelo Sistema de Licenciamento Online (SOL), da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), inspirou mais uma inovação para agilizar a vida de empreendedores no Rio Grande do Sul. Na última sexta-feira (31), foi lançado o Cadastro Florestal Unificado na programação da 41ª Expointer, em Esteio. A ferramenta permitirá que os empreendedores efetuem o registro de produtor florestal de forma mais rápida e ágil. O sistema, integrado ao SOL, tem compartilhamento de dados da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). A unificação do cadastro era aguardada com grande expectativa pelo setor florestal desde a publicação da lei sobre a Política Agrícola Estadual para Florestas Plantadas e seus Produtos, em dezembro de 2016.

***

De vento em popa – A Expoagas 2018 encerrou sua edição deste ano com um volume de negócios superior a R$ 508,5 milhões, num total de 102 expositores. A maior feira do varejo do RS teve um crescimento de 5,5% em relação a edição passada. Além da feira de negócios, que reuniu mais de 48 mil visitantes em seus três dias, várias marcas anteciparam as tendências em produtos, equipamentos e serviços para o setor varejista. A Expoagas 2018 proporcionou um ciclo de palestras com conferencistas como Drauzio Varella, Miguel Falabella e Ricardo Boechat, entre outros, bem como seminários técnicos e visitas a empresas do comércio e da indústria. Sucesso absoluto e o setor vai muito bem obrigado!

***

Dados interessantes – Aliás, macroatacados, também do setor de supermercados, estão entre os cinco maiores empregadores, entre a iniciativa privada, aqui em Pelotas. Confira: Universidade Católica de Pelotas com 1.983 funcionários; Santa Casa de Misericórdia com 1.131 empregados; Sociedade Portuguesa de Beneficência com 727; Macro Atacado Krolow com 638 e o Macro Atacado Treichel, com 483 funcionários.

***

Agro – Em tempos de Expointer todos são bem vindos nos negócios. A feira espera quebrar recordes em todos os setores que por lá atuam. Somente na agricultura familiar o crescimento já aponta ser superior a 100%. No setor financeiro não é diferente: O Banrisul assinou convênio no valor de R$ 15 milhões com a Unifertil – Universal de Fertilizantes, de Canoas. O encontro aconteceu no estande de agronegócios do Banco no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O acordo foi assinado pelo diretor de Crédito do Banrisul, Oberdan Celestino de Almeida, e pelo diretor da empresa, Luiz Felipe Schiavon. O recurso é destinado para financiar a aquisição de insumos da empresa aos cooperados.

***

Talento próprio – No mês passado o Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel) ganhou uma nova sede, ao ser instalado no Pelotas Parque Tecnológico. Todo o projeto foi desenvolvido pelo Núcleo de Extensão Habitat Social, vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da própria universidade.

O novo espaço foi idealizado pelo arquiteto e professor Ricardo Brod Mendez e duas bolsistas do núcleo e pensado para o formato coworking – uma tendência em incubadoras de todo o mundo.  A nova sede foi pensada para inserir a incubadora da UCPel em um ecossistema de inovação. De acordo com o gestor do Ciemsul, Leandro Félix, o Pelotas Parque Tecnológico é o principal hub de tecnologia e inovação da região sul.

***

Feira – Reconhecida como um ambiente de geração de negócios e de muita informação, a Mercopar, Feira de Inovação Industrial que ocorrerá em Caxias do Sul entre os dias 2 e 4 de outubro, contará com um espaço destinado a palestras diárias e workshops sobre os mais variados temas, com destaque para a atualização tecnológica. A programação ainda está sendo elaborada e está aberta às empresas expositoras, sem custos.

***

Até a próxima!

Comentários