PREFEITURAS RECEBEM MÁQUINA DO ESTADO

Convênio assinado entre a Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH) e o Consórcio Público do Extremo Sul (Copes) vai beneficiar as prefeituras da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) através do empréstimo de uma escavadeira hidráulica. A máquina vai trabalhar na recuperação de estradas vicinais durante os próximos 365 dias nas 22 localidades da região.

Durante a assinatura do documento, o secretario estadual Rogério Salazar destacou a importância de mais essa ação em parceria desencadeada pela Azonasul e o Governo do Estado. “Estamos visando proporcionar às comunidades mais segurança e bem-estar, trabalhando de forma conjunta com as prefeituras no desenvolvimento de ações preventivas no combate às enchentes e alagamentos”. disse.

O presidente do Copes, Luiz Alberto Perdomo, prefeito de Pedras Altas, também enalteceu o convênio  e anunciou que o Consórcio fará a gestão dos cronogramas entre os municípios consorciados.

SAÚDE – Durante a reunião dos prefeitos, o presidente da Azonasul, Rudinei Harter, anunciou o apoio da Azonasul ao pleito referente à construção do novo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), que busca recursos para concluir a obra da única instituição de saúde na região para atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a superintendente do HE, Vera Silveira, a UFPel já tem o projeto em andamento – atualmente em finalização do bloco 3, destinado à Oncologia, mas ainda necessitando de cerca de R$ 7 milhões para sua conclusão. Porém não possui recursos para a execução da obr a dos blocos 1 e 2. A conclusão da obra está estimada, atualmente, em R$ 200 milhões. Nos encaminhamentos, ficou definida a participação de prefeitos em uma missão a Brasília, durante o mês de julho, para apresentar um dossiê da instituição e da situação atual da obra, além de um pedido de apoio aos deputados e senadores da bancada gaúcha, aos Ministros da Saúde e Educação, e também ao presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – estatal a qual o hospital é vinculado.

Comentários