PORTO DO RIO GRANDE ANUNCIA BONS RESULTADOS NA INTERMODAL

O diretor superintendente do Porto do Rio Grande apresentou os bons resultados do primeiro bimestre que teve aumento de movimento quando comparado ao ano passado.

A Superintendência do Porto do Rio Grande participou da Intermodal South America 2018, em São Paulo neste mês de março. No primeiro dia do evento, o diretor superintendente Janir Branco anunciou os bons resultados do complexo portuário rio-grandino no primeiro bimestre do ano apontando crescimento de movimentação. Até o dia 28 de fevereiro, foram movimentadas mais de 5 milhões de toneladas das mais variadas cargas. Entre os primeiros contatos no evento, Branco esteve com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.

A Intermodal é um dos mais importantes eventos de logística da América Latina e reúne em um só lugar players mundiais do segmento portuário, ferroviário e aeroviário. “É com satisfação que chegamos ao evento deste ano podendo destacar a capacidade do nosso complexo portuário. Atingimos um recorde histórico em 2017 e nesse primeiro bimestre já mostramos índices crescentes”, avalia Branco. Nos dois primeiros meses, o complexo movimentou: 1.964.380 toneladas na Carga Geral; 2.507.002 toneladas nos Granéis Sólidos e 654.100 toneladas no Granel Líquido. O total de cargas movimentadas foi de 5.125.482 toneladas, um aumento de 4% quando comparado ao primeiro bimestre de 2017.

Destacam-se na movimentação portuária os desembarques de cevada, com crescimento de 52%, superando as 50 mil toneladas. O arroz (quebrados e grão, em carga geral e granel sólido) chega a um crescimento de 113% superando as 417 mil toneladas. O complexo soja (óleo, farelo e grão) tem crescimento de 37% superando 1,2 milhões de toneladas. O aumento é impulsionado pelo movimento do grão que sozinho tem elevação de 54%, superando 800 mil toneladas.

Por fim, a movimentação de veículos mostra a maior elevação. Apenas nos dois primeiros meses, a elevação foi de 330%, superando as 14 mil unidades. “Estamos muito satisfeitos com a movimentação de veículos visto que é uma operação que requisita bom número de trabalhadores e também porque mostra o aquecimento da nossa economia e recuperação  econômica do país”, conclui Branco.

Durante o evento, a autarquia pública e os parceiros apresentam o complexo portuário no intuito de atrair novas cargas e investimentos. A Intermodal South America segue até o dia 15 de março no São Paulo Expo. São parceiros da Suprg no estande: Sindop, Sintermar, Comissária Pibernat, Sagres, Orion, Granel Química, Marrone Transportes, Cootracam, Saam Smit, Waypoint, Marca Sistemas e Vanzin.

Comentários