ESPECIAL DE DOMINGO: AZONASUL TEM NOVO PRESIDENTE

    Disposto a dar sequencia aos trabalhos e ações em que o atual presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Favio Telis (PMDB), executou durante o último ano, o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter (PDT), assumiu a presidência da entidade. A assembleia de eleição e posse da nova diretoria ocorreu em Rio Grande e contou com a presença de 18 chefes do Executivo da região que definiram pela aclamação do novo presidente.

    Harter também antecipou que realizará um trabalho coletivo na área da saúde, que ainda está em fase de planejamento, para beneficiar todos os municípios e que a sua gestão dará foco no oferecimento de cursos de qualificação às gestões públicas municipais, através da Escola de Gestão Pública da Azonasul. Quanto à mobilização de lideranças em prol da continuidade das obras de duplicação da BR 116, o novo presidente afirmou tratar-se de pauta prioritária. “Eu vivo praticamente às margens desta estrada e conheço muito bem os problemas ocasionados e as vidas ceifadas nesta rodovia. Por esse motivo, meu engajamento é total”, disse.

    ESTIAGEM – Durante a reunião que antecedeu o processo eleitoral, os prefeitos discutiram a estruturação de um planejamento para conter os prejuízos causados pela estiagem na zona sul. Até o momento, 14 municípios da região adotaram racionamento de água e decretaram ou estão em vias de decretar situação de emergência: Amaral Ferrador, Morro Redondo, Pedras Altas, Canguçu, Turuçu, Arroio do Padre, Cerrito, Herval, Pelotas, Santana da Boa Vista, São Lourenço do Sul, Piratini, Pinheiro Machado e Candiota

    A principal alternativa apresentada até o momento foi acenada pelo secretário da Casa Civil, Fabio Branco, que participou do encontro e anunciou apoio do governo estadual na obtenção de recursos federais para amenizar os prejuízos causados. Branco deverá reunir-se com os prefeitos nesta semana para elaborar os planos de trabalho a serem enviados ao Ministério da Integração.




    Comentários