COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 03.01.2018

CAMINHOS DA ZONA SUL

www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

Ano das PPPs – 2018, que está começando, será o ano da ‘arrancada’ em direção das Parcerias Público Privadas por parte da Prefeitura de Pelotas. Já era hora, pois este será o único meio do gestor público investir pesado em áreas em que a população clama, como o saneamento básico. Em pleno século 21 é inadmissível que um administrador não faça parcerias para proporcionar à população uma condição de vida melhor. Recentemente a Ecosul fez isso para iluminar o ‘Contorno de Pelotas’, numa iniciativa que vai dar uma ar cosmopolita a cidade, afora a segurança que vai proporcionar aos usuários do pólo. Com uma ampla maioria no legislativo, a administração municipal vai buscar o que consiste numa possibilidade moderna de gestão pública. E para isso a prefeita Paula Mascarenhas já conta com um Comitê Gestor do Programa de Parcerias do Município de Pelotas (CGP) para tratar do planejamento e da execução das concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) na Administração Municipal Direta e Indireta.

***

Primeiro passo – A assinatura de um decreto aconteceu no último dia 26 de dezembro e o objetivo principal do documento é promover economia e uso racional dos recursos públicos em face de dificuldades que os municípios encontram para efetivar investimentos pesados em áreas estratégicas. O grupo formado terá a função de analisar a inclusão de projetos no Programa de Parcerias, aprovar editais de chamamento público e criar Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI), além de instituir Comissões Técnicas de Modelagem, compostas por funcionários de carreira e cargos de confiança e destinadas à elaboração de propostas em áreas específicas. Duas já foram criadas: a do Saneamento Básico e da Iluminação Pública.

***

Saneamento e Iluminação – A primeira Comissão analisará a viabilidade da universalização do esgoto, como forma de melhorar a saúde pública e o desenvolvimento do Município. A segunda terá como foco qualificar a iluminação em Pelotas, para garantir impacto direto na segurança pública. O Comitê é originário de um Grupo de Trabalho (GT) que já vinha tratando de assuntos relacionados à criação de PPPs em Pelotas. O assunto entrará forte em debate com a sociedade durante este ano. O secretário de Planejamento e Gestão, Paulo Morales, é o coordenador do Comitê, que é formado pelos secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima, e de Gestão Administrativa e Financeira, Jairo Dutra; pela chefe de gabinete da prefeita, Kelli Schaefer, pelo procurador geral do Município, Nadison Hax, e pelo assessor especial Fábio Machado.

***

PUBLICIDADE

Para evitar alagamentos, o Sanep tinha como meta realizar a limpeza de 40.000 metros de canais de drenagem. Mas superou esse número e atingiu 80.000 metros, em uma ação que proporcionou um bom funcionamento do sistema de escoamento, durante a estação mais chuvosa do ano. Só que o trabalho ainda não terminou, afinal é preciso continuar esse esforço para a retirada de lama, lixo e entulhos que diminuem a capacidade de vazão das águas pluviais.

É O SANEP FAZENDO O MELHOR PARA VOCÊ E PARA A NOSSA CIDADE!

***

Bom começo – A 26ª edição da Feira Nacional do Doce, que acontecerá de 30 de maio a 17 de junho de 2018, começou o ano com o pé direito: já está com 86% dos estantes do pavilhão vendidos. A Cidade do Doce e Praça de Alimentação não estavam incluídas na primeira fase da venda. Para Adilson Buroxid, Gerente Executivo da CDL, a procura intensa demonstra a força da feira e o retorno garantido a quem investe em levar sua marca e produtos ao evento. As empresas interessadas passam por um processo de seleção, que visa avaliar a variedade e a qualidade dos produtos. Uma das novidades deste ano é que em cumprimento do Estatuto Social da Entidade todos os expositores deverão ser associados da CDL ou então realizar a associação. O pagamento dos estandes poderá ser à vista ou parcelado. As compras através de boleto exigem uma entrada e o saldo restante parcelado até o dia 10 de maio de 2018. O parcelamento no cartão de crédito pode ser feito em até seis vezes sem necessidade de entrada. A venda dos estandes acontece na sede da CDL Pelotas.

***

Novo terminal – Foi inaugurada no último dia 21 de dezembro a nova estação rodoviária de Rio Grande. Localizada no quilômetro 15 da ERS-734, que liga o município ao Cassino, o terminal receberá cerca de 1,3 mil passageiros dia e a obra atende às diretrizes de modernização do sistema de transporte intermunicipal do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – órgão do governo do Estado vinculado à Secretaria dos Transportes. A construção foi orçada em R$ 6,4 milhões, provenientes do concessionário que irá administrar à rodoviária.

***

Até a próxima!

Comentários