Representantes das empresas ligadas ao projeto da Usina Termelétrica Rio Grande (UTE), lideranças políticas da Região Sul, Governo do Estado, universidades, Câmara do Comercio de Rio Grande e outras entidades estarão reunidas nesta segunda-feira às 15h, na Assembleia Legislativa. O encontro é promovido pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo para tentar viabilizar o empreendimento, que foi cancelado pela ANEEL.
O encontro tem a liderança pelo deputo estadual Adilson Troca (PSDB), que preside a Comissão. “Nosso objetivo é mobilizar as forças e traçar estratégias de viabilidade técnica e política que auxiliem na concretização da implantação da Usina Termelétrica Rio Grande”, explica o deputado, que defende o investimento como fundamental para o Estado.
Na última sexta-feira (06) diversas lideranças estiveram reunidas na prefeitura de Rio Grande para fomentar apoios para a instalação da UTE. A reunião de segunda-feira será para ampliar as discussões, somando os esforços.
Os direitos de instalação da UTE Rio Grande pertencem a Bolognesi Energia S.A. O grupo norte americano New Fortress Energy estava negociando a compra do projeto, porém a Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revogou a autorização de instalação do projeto em decisão anunciada nesta semana. O presidente da Câmara de Comércio de Rio Grande, Antônio Carlos Bachieri Duarte, juntamente com o Chefe da Casa Civil, Fábio Branco, vão à Brasília, também nesta segunda-feira para tratar do assunto com a ANEEL.