ESPECIAL DE DOMINGO: FOLHA DE PAGAMENTO DA PREFEITURA COM O BANRISUL / COMITIVA EM BRASÍLIA / EXPO FEIRA RECEBE VISITA DE SECRETÁRIO

     

    FOLHA DE PAGAMENTO DA PREFEITURA SERÁ COM O BANRISUL

    A prefeita Paula Mascarenhas se reuniu esta semana em seu gabinete com representantes do Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp) para informar aos servidores, que a Prefeitura irá vender a folha de pagamento por R$12,5 milhões para o Banrisul. A assinatura com banco está marcada para a próxima segunda-feira (16), em Porto Alegre.

    O contrato com o Santander, atual detentor da folha encerra-se em 19 de novembro deste ano, por isso a Prefeitura dialogou nos últimos meses com entidades financeiras públicas e privadas para definir a melhor forma de atender o funcionalismo com qualidade e também impulsionar os cofres municipais. “O Banrisul é uma instituição pública que ofereceu uma quantia significativa em um momento de crise e com receitas em queda. Esse aporte servirá para manter o equilíbrio financeiro” afirmou a chefe do Executivo que entregou um ofício ao Simp para comunicar a medida.

    Ao optar por um banco público, o processo dispensa licitação. Além disso, o Banrisul detém 40% das contas de servidores municipais, assim a expectativa é de que a transição cause menos transtornos para os funcionários.

    O vice-presidente do Simp, Tiago Botelho, considerou a decisão satisfatória, principalmente, pela escolha de uma instituição pública e pela possibilidade de incrementar o orçamento. “Entendemos como positivo, pois parte desse recurso poderá ser investido no servidor. Esperamos também que o banco, por ser público, ofereça facilidades e taxas diferenciadas em seus serviços”, observou.

    Os diretores do Simp, Marcio Torma e Cláudia Correia também participaram da reunião.

    MOBILIZAÇÃO EM TORNO DA BR-116 EM BRASÍLIA

    Nesta terça-feira, 17 de outubro, decide-se em Brasília se haverá ou não algum recurso extra e imediato para a duplicação do trecho sul da BR-116 / Guaíba – Pelotas. Os recursos nem são tão expressivos e nem se sabe se vão chegar ao destino, pois há contingenciamentos e algumas empresas estão resolvendo seus próprios problemas. Mesmo assim uma comitiva de empresários e políticos estará em Brasília para pressionar a bancada gaúcha de 31 deputados federais e três senadores que decidirão sobre o destino das emendas. A Coluna Caminhos da Zona Sul e o Treze Horas, da Rádio Universidade estarão acompanhando de perto a reunião que acontece na Câmara Federral. Há disputas entre regiões pelas emendas parlamentares e impositivas.  O deputado federal Darcisio Perondi, por exemplo, do PMDB, chegado ao Palácio do Planalto e ao presidente Michel Temer, defende a região das Missões e a ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Porto Xavier no Brasil a San Javier na Argentina.

    AGRO

    SECRETÁRIO DE AGRICULTURA ERNANI POLO VISITA A 91ª EXPOFEIRA PELOTAS

    O secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, visitou, na sexta-feira (13), a Associação Rural de Pelotas (ARP), onde acontece até este domingo (15), a 91ª Expofeira Pelotas. O secretário e sua comitiva, integrada ainda pelo supervisor Regional Valmor Lansini e pela coordenadora Regional da Agricultura, Gabriela Montanelli, foram recebidos pelo presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), José Luiz Martins da Costa Kessler, pelos representantes da Federasul, Rodrigo Costa, vice-presidente e Simone Leite, presidente, entre outros.

    Numa rápida reunião com os dirigentes ruralistas, Polo falou sobre a viagem que fará para a Espanha, na próxima segunda-feira (16), quando integrará missão oficial brasileira liderada pelo secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, que irá prospectar mercados para a fruticultura brasileira. Segundo ele, no roteiro está uma visita na quarta feira (18), à Fruit Attraction, em Madrid, uma das maiores feiras de frutas e hortaliças do Mundo. Está programada ainda, uma reunião de trabalho com a comitiva brasileira e os maiores importadores e distribuidores de frutas e hortaliças do Brasil para a Europa.

    O secretário deve levar demandas da maçã, que já é comercializada para o mercado europeu com condições de ampliar os volumes de exportações,  como também constituir caminhos para possibilitar exportações de ameixa e caqui produzidos na serra gaúcha e pêssego do Sul do Estado, da região de Pelotas. O representante da cadeia produtiva do pêssego, Luís Ariosto Erhart, conversou com o secretário sobre produção, estoques e capacidade de exportação das indústrias locais. A região de Pelotas é responsável por 95% do pêssego em lata produzido no Estado, com uma produção anual de 55 a 60 milhões de latas. Com um consumo de 0,3 lata por habitante no mercado nacional, e um estoque de passagem de dez milhões de latas, a intenção é direcionar esta produção excedente ao mercado externo.

    O secretário também falou sobre os planos do Governo para o fortalecimento do serviço de defesa com intenção de evoluir no status sanitário e implantação de metas até o final de 2018 dentro do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. Segundo ele, devem ser realizados três seminários para discutir o tema, um deles ainda na primeira quinzena de novembro, em Pelotas. Também anunciou a contratação pelo Governo do Estado de 30 médicos veterinários e dez agrônomos do último concurso para atuarem na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. Parte destes servidores irá fortalecer o serviço de defesa nos municípios.




    Comentários