CULTURA: RECITAL NO IJSLN E LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE A BIBLIOTECA

    Klécio Santos registra história da Biblioteca Pública de Pelotas

    Livro, que reúne acontecimentos que marcaram a memória da instituição, será lançado em Porto Alegre nesta quinta-feira

    Jornalista Klécio Santos lança livro nesta quinta-feira, em Porto Alegre.

    O jornalista Klécio Santos registrou em um livro de 228 páginas a história da Biblioteca Pública de Pelotas. Na obra, o autor escreve a respeito dos principais acontecimentos que marcaram a memória da instituição ao longo dos seus 140 anos. O lançamento de ‘Bibliotheca Pública Pelotense’ está marcado para esta quinta-feira, 19, às 19h, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), localizado na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. Ainda, haverá divulgação em 14 de novembro, às 19h, no próprio espaço que dá nome à publicação (Praça Cel. Pedro Osório, 103), em Pelotas.

    Klécio também retratou na obra a visita da Princesa Isabel, a criação de sociedades literárias e reproduziu imagens do jornal satírico Cabrion, de Eduardo Chapon e Eduardo Guerra, além dos bailes de Carnaval e da reforma que ampliou o espaço cultural para dois andares. Resultado de dois anos de pesquisa, o livro chega para completar a trilogia escrita pelo jornalista sobre os principais prédios históricos e culturais do município – ‘Sete de Abril’, ‘Teatro do Imperador’ e ‘Mercado Central: 1846-2014’.

    Com produção cultural e executiva da ATO Produção Cultural, a publicação tem apoio da Celulose Riograndense, por meio do financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Companytec, via Pró-Cultura RS. Ainda, possui parceria do livreiro Adão Monquelat, fotografias exclusivas de Paulo Rossi e projeto gráfico assinado por Valder Valeirão.

    CMPC CELULOSE PROMOVE RECITAL NO INSTITUTO JOÃO SIMÕES LOPES NETO

    Circuito de recitais de canto e piano passará por seis cidades gaúchas e sexta-feira(20) faz apresentação às 19h30, com entrada franca, no Instituto João Simões Lopes Neto

    A fim de resgatar e difundir parte importante da vasta e diversificada cultura brasileira e europeia através da música lírica, a soprano Andiara Mumbach e o pianista André Carrara realizam recital de canto e piano na cidade de Pelotas, dentro do projeto Canto pelos Rincões. O evento acontece sexta-feira(20), às 19h30, no Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN), com entrada franca. Além disso, às 16h30, os músicos realizam um recital didático para estudantes da EMEF Ferreira Vianna, integrante do Porto das Artes.

    Buscando demonstrar a riqueza da história da formação cultural do Brasil e de países europeus por meio da música, o projeto contempla obras de importantes compositores nacionais, como Claudio Santoro (AM), Waldemar Henrique (PA), Villa-Lobos (RJ), Chiquinha Gonzaga (RJ), Ronaldo Miranda (RJ), Francisco Mignone (SP), Alberto Nepomuceno (CE), e europeus, como J. S. Bach (Alemanha), W. A. Mozart (Áustria), Franz Schubert (Áustria), Giacomo Puccini (Itália), entre outros.

    PROJETO – Canto pelos Rincões levará apresentações para seis cidades do Rio Grande do Sul: Tapes, Cristal, Pelotas, Encruzilhada do Sul, Mariana Pimentel e Pantano Grande. O projeto tem o patrocínio da CMPC Celulose Riograndense, apoio do Instituto João Simões Lopes Neto e produção cultural de Bonella Produções.

    MÚSICOS  A soprano Andiara Mumbach iniciou seus estudos de canto em 2006. Em 2007 ingressou no bacharelado em canto na UFSM. Tem participado de masterclass com os professores Carlos Rodriguez, Luisa Giannini, Juremir Vieira, Maria Cristina Kiehr, Marilia Vargas, Homero Velho, Eiko Senda e Martha Herr. Foi professora de técnica vocal no Projeto de Extensão do Curso de Música da UFSM e preparadora vocal do Coro de Câmara da mesma instituição. Atualmente, em Porto Alegre, ministra aulas de canto e dedica-se especialmente ao repertório barroco e à música de câmara, recebendo orientações da soprano Elisa Machado.

    O pianista e regente mineiro nasceu em Ubá, onde iniciou seus estudos musicais. Atualmente, é pianista da OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Desde 2013, atua também como professor da Escola de Música da Orquestra. Paralelamente, mantém carreira como camerista, recitalista e concertista. Graduou-se na UFRJ, onde posteriormente fez mestrado. Aperfeiçoou-se no Brasil e na França, em aulas com nomes como Nise Obino e Nelson Freire. Doutorou-se em Música pela UFRGS (2010) e obteve o reconhecimento do júri em diversos concursos nacionais e internacionais.

    Programa:

    Recitais para a comunidade: 

    Johann Sebastian Bach (1685-1750)  Bist du bei mir 

    Georg Friedrich Händel (1685-1759)  Ombra mai fu (Xerxes) 

    Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)  Alleluia 

    Franz Schubert (1797-1828)  Ständchen 

    Claude Debussy (1862-1918)  Nuit d’étoiles 

    Joaquín Rodrigo (1901-1999)  De los Álamos vengo madre 

    Heitor Villa-Lobos (1887-1959)  Melodia sentimental 

    George Gershwin (1898-1937) Summertime (Porgy and Bess) 

    Giacomo Puccini (1858-1924)  O mio babbino caro (Gianni Schicchi) 

    Gaetano Donizetti (1797-1848)  Quel guardo il cavaliere (Don Pasquale) 

     

    Recitais didáticos:

    Carlos Gomes (1836-1896)  Quem Sabe 

    Francisca Gonzaga (1847-1935)  Lua Branca 

    Ernesto Nazareth (1863-1934) Beija-Flor 

    Alberto Nepomuceno (1864-1920)  Trovas  

    Heitor Villa-Lobos (1887-1959)  Nesta Rua 

    Waldemar Henrique (1905-1995) Uirapuru 

    Francisco Mignone (1897-1986) Improviso 

    Heitor Villa-Lobos (1887-1959)  Estrela é lua nova 

    Cláudio Santoro (1919-1989)  Amor em lágrimas 

    Osvaldo Lacerda (1927-2011) Menina, minha menina 

    Ronaldo Miranda (1948 – )  Cantares 

    Heitor Villa-Lobos (1887-1959)  Melodia sentimental

     

    Serviço:

    Canto pelos Rincões

    Andiara Mumbach (canto) | André Carrara (piano)

    Quando? sexta-feira (20/10), às 19h30

    Local: Instituto João Simões Lopes Neto (Dom Pedro II, 810)

    Entrada franca




    Comentários