COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL -DIÁRIO DA MANHÃ – 31.10.2017

     

    CAMINHOS DA ZONA SUL

    www.caminhosdazonasul.com.br__________________Paulo Gastal Neto

     

    Pressão – É chegada a hora de o Governo do Rio Grande do Sul alardear em tom alto ao Governo Federal que a região sul do estado, efetivamente necessita, neste momento, transformar em prioridade máxima a duplicação da BR-116 em seu trecho que liga Guaíba a Pelotas. Remanejar recursos de outras obras federais para conclusão da rodovia, o cumprimento da emenda impositiva aprovada pelos deputados federais e senadores, no valor de R$ 81 milhões para 2018 e a liberação dos ‘restos a pagar’ dos orçamentos de 2016 e 2017 são fundamentais para que a obra siga em ritmo tolerável durante os próximos 14 meses. Em tempos de negociações do estado com o governo federal, há que se incluir a duplicação na pauta.

    ***

    Pautas – Os temas em questão já foram amplamente discutidos, deliberados, radiofonizados e aqui neste espaço. Até mesmo uma audiência pública foi realizada em março passado na Assembleia Legislativa que, além de debater a continuidade das obras de duplicação na BR-116, deliberou também por sua prioridade. Mais de 300 pessoas oriundas da metade sul do Estado lotaram o Vestíbulo Nobre Érico Veríssimo em Porto Alegre e tudo isso não poderá ter sido em vão. Sartori deve exigir do presidente Temer a conclusão da obra. Ela é prioritária para o Rio Grande do Sul!

    ***

    Alianças – O movimento organizado (Aliança Pelotas e Aliança Rio Grande, mais as prefeituras) na região sul do estado exige os recursos do orçamento e os da emenda impositiva aprovado na semana passada em reunião que esta coluna acompanhou em Brasília entre a bancada gaúcha na câmara e no senado. A emenda impositiva poderá ser alocada para a conclusão do trecho entre Guaíba a Tapes aproximadamente 96 quilômetros da rodovia. Só há que se manter a palavra revelada através do voto, mas a pressão do governador, de maneira insistente servirá para contribuir. A conclusão total da obra esta orçada em R$ 600 milhões.

    ***

    Destaque do CDL Pelotas – A CDL Pelotas foi premiada pela Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo como entidade destaque do ano. O prêmio representa uma valorização do trabalho de engajamento de associados desenvolvido pela instituição pelotense, além de enaltecer as atividades desenvolvidas junto aos lojistas.  O evento aconteceu em Santa Maria, entre os dias 20 e 21 de outubro, durante a 5ª Convenção da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo e a 2ª Convenção do Varejo da Câmara de Dirigentes Lojistas do município.
    Durante a abertura do evento a Presidente da CDL de Santa Maria, Marli Rigo, destacou a importância do encontro para a união das entidades. Representaram a CDL Pelotas os membros do Conselho Gestor Enio Luis Machado Lopes, Ariel Gustavo Ferreira João, Mauro Rodrigues Bessa, a Presidente do Conselho Consultivo, Eliane Bertinetti Sedrez e o Gerente Executivo, Adilson Buroxid.

    ***

    Direito – O assessor jurídico do Porto do Rio Grande Renato Goulart participou na semana passada, em Recife, da 6ª edição do Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro. O evento anualmente recebe a comunidade marítima, portuária e aduaneira nacional. Também esteve no congresso, o presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB Subseção Rio Grande, Arthur Baptista. O foco do congresso foi a contribuição para o aperfeiçoamento e disseminação do direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, com a redução do risco nas atividades de transporte marítimo, portuário e comércio exterior, através da capacitação de advogados, estudantes e profissionais envolvidos nas áreas. O VI Congresso Nacional foi organizado pelas comissões de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil dos diferentes estados da federação, juntamente com o 1º Simpósio de Direito Marítimo, Portuário e do Petróleo, organizado pela Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Petróleo da OAB/PE

    ***

    Tema fundamental para a região – A Câmara de Comércio de Rio Grande sediou o Painel RBS Notícias no último dia 24. O evento teve como mediador o jornalista Elói Zorzetto e contou com debatedores como o presidente da entidade, coordenador do Movimento Aliança Rio Grande e vice-presidente da Federasul Antônio Carlos Bacchieri Duarte. Também participaram o diretor presidente do Tecon Rio Grande Paulo Bertinetti, o diretor superintendente do Porto do Rio Grande Janir Branco e o presidente do Sindicato dos Portuários Rui Mendes. A pauta foi a temática portuária, seus desafios e perspectivas para a região, sendo como tema principal a dragagem do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. Bacchieri em suas participações defendeu que a comunidade se una em prol da dragagem que é essencial para a continuidade da geração de emprego e renda no Porto do Rio Grande. Todos os demais debatedores defenderam o Porto do Rio Grande como gerador do desenvolvimento da região e de extrema importância para a economia local e do Estado.

    ***

    Até a próxima!




    Comentários