A UTE Pampa Sul, que está sendo construída em Seival, no município de Candiota, terá um investimento de R$ 1,8 bilhão e com capacidade de geração de energia de 340 megawatts. As obras alcançam novo marco, com término das fundações, que é o equipamento mais importante e complexo da usina. Atualmente, mais de mil pessoas estão trabalhando na usina, sendo 80% de mão-de-obra no Rio Grande do Sul.
Esta é uma obra estratégica para o desenvolvimento regional, gerando empregos e renda para todo Estado e energia para o Brasil. A Frente Parlamentar da Energia e do Carvão ni Congresso Nacional tem trabalhado no sentido de incluir o carvão mineral no leilão de energia A-5, ocorrido em 2014, e que teve a UTE Pampa Sul como vencedora. A inclusão vai efetivar o carvão com preços competitivos.
A importância do carvão mineral, no ponto de vista estratégico e de desenvolvimento, gerando energia firme e segurança energética, com a participação da CGTEE, Copelmi e CRM será um salto na produção de energia no nosso estado. A decisão da Tractebel Energia em investir na região, com tecnologia inovadora e de baixo impacto ambiental também é destaque. Uma nova etapa, de mais 340 MW, também poderá ser implantada em Candiota.