NO FECHAR DE 2015 A SOJA É O DESTAQUE NO RS

SOJA

O plantio de soja no Estado está praticamente finalizado, restando pequenas áreas a serem concluídas. Alguns agricultores, nas lavouras mais adiantadas, já estão efetuando o controle de plantas daninhas e fazendo a primeira aplicação de fungicida. As áreas implantadas precocemente estão com bom desenvolvimento, com algumas em floração e também em formação de grãos.
Em propriedade monitorada, foi constatada a presença da ferrugem asiática, mancha alvo e bacterioses. Insetos não têm ocorrido em nível de exigir controle, mas muitos produtores já fizeram aplicação de inseticida de forma desnecessária.

Soja deverá ter negociação lenta no início de 2016

A comercialização de soja no mercado brasileiro deve ser lenta nas primeiras semanas do ano novo. O elevado percentual da safra 2015/2016 vendido antecipadamente e a preocupação quanto ao desenvolvimento das lavouras em algumas áreas por causa da irregularidade das chuvas farão produtores ofertar o restante pouco a pouco. As oportunidades de negócios virão dos movimentos do dólar e do peso nas vendas dos EUA e da Argentina sobre futuros na Bolsa de Chicago.
Entre os dois maiores produtores do Brasil, Mato Grosso tem 55,3% da safra 2015/2016 já negociada, e Paraná, 33%, antes de a colheita começar. A consultoria AgRural estimava, antes do Natal, que 44% da produção brasileira estava vendida, superando os 26% de 2014 e os 40% da média de cinco anos.



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.