REGIÃO CONHECERÁ NESTA QUARTA-FEIRA O TRAÇADO DEFINITIVO DA FERROVIA NORTE-SUL

    NORTE SUL

    Ministro dos Transportes apresenta nesta quarta-feira (12) a versão definitiva do trecho Panorama (SP)-Chapecó (SC)-Porto de Rio Grande (RS). Deputados e senadores da Bancada Sulista (RS, SC e PR) se reúnem, às 13h, com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues. A audiência acontece na sede da Valec (Quadra 713/913 Sul, Bloco E, Edifício CNC Trade, Asa Sul).

    Conforme já havia sido acordado com os parlamentares do sul, o ministro dos Transportes Antonio Carlos Rodrigues apresentará a versão oficial do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que representa o traçado definitivo da Ferrovia Norte-Sul no trecho compreendido entre Panorama (SP), Chapecó (SC) e Porto de Rio Grande (RS). Este será um passo importante para que o projeto possa ser contemplado no Programa de Investimentos em Logística (PIL).

    Após a apresentação oficial do EVTEA, o ministro dos Transportes visitará Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde falará sobre o projeto às lideranças políticas e empresariais dos três estados. As audiências de interesse serão realizadas na mesma data, ao longo do dia 24 de agosto. Rodrigues disse que o trecho sul da Norte-Sul ficou de fora da primeira versão plano de concessões porque o EVTEA ainda não havia sido concluído. E que nada impede que a obra seja incluída na segunda etapa do PIL.  

    O EVTEA do trecho sul começou a ser realizado em 2012 e custou R$ 9,8 milhões. O levantamento abrange 1.731 km, sendo 833 km em solo gaúcho. O trecho cruzará por 82 municípios de quatro estados: 8 em SP, 31 no PR, 14 em SC e 29 no RS. A obra é aguardada com expectativa por todos os segmentos produtivos, uma vez que representará uma alternativa barata e eficiente para o escoamento da produção, com grandes perspectivas de incremento na exportação de produtos.




    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    3 × 1 =

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.