A Secretaria de Minas e Energia realiza nesta semana mais três reuniões, com o objetivo de ouvir a sociedade quanto às demandas a serem incluídas no Plano Energético do RS, que está sendo organizado. Na quarta-feira (10), a reunião ocorrerá em São Jerônimo; na quinta-feira (11), em Camaquã; e na sexta-feira (12), em Porto Alegre. Já foram realizados quatro de 17 encontros previstos: Osório, Uruguaiana, Bagé e Rio Grande.
O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, explica que o plano busca projetar a demanda e os gargalos que precisam ser enfrentados “para que tenhamos um abastecimento com qualidade e continuado pelos próximos dez anos”. Conforme o secretário, o trabalho é pioneiro no RS, pois não vai se limitar a fazer um diagnóstico, mas também elencar as obras de infraestrutura necessárias. “O plano vai deixar claro onde está o potencial para a geração de energia no Rio Grande do Sul e os que podem ser melhor explorados”, afirma.
Para ter uma ideia, argumenta Redecker, o RS dispõe hoje mais de 80% das reservas de carvão mineral do país. Entretanto, essa fonte de energia não tem sido usada plenamente em prol do desenvolvimento do RS. Da mesma forma, ainda são poucas as iniciativas na exploração da energia solar, da biomassa, da energia a partir do lixo, entre outros. “Não há desenvolvimento sem energia de qualidade, e a Secretaria de Minas e Energia trabalha para que o setor energético seja um agente do desenvolvimento no RS”.
As próximas reuniões
10 de junho – São Jerônimo
Horário: 14h
Local: Auditório II da Ulbra, térreo, Campos Universitário
Endereço: Rua Antônio de Carvalho, s/n Esquina com ERS 401
11 de junho – Camaquã
Horário: 14h
Local: Saguão da Fundasul
Endereço: Avenida Luiz Walter Hanquest, 151
12 de junho – Porto Alegre
Horário: 15h30min
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101, 4º andar – Centro