Interessados em conhecer oportunidades de investimentos no segmento de varejo participaram da Feira de Franquias “Partage Experience” no início deste mês. Durante todo o dia uma variada programação, que incluiu a exposição das marcas, palestras com especialista e visita à obra do Partage Shopping Rio Grande, atraiu grande público interessado.
Mais de 1000 m² de área foram utilizados para montar a simulação da operação de um shopping center e apresentar mais de 50 marcas de diversos segmentos que poderão entrar no mix de lojas do empreendimento e que estão à procura de franqueados e operadores com perfil adequado.
O grupo Partage deu mais uma demonstração do seu posicionamento com a cidade, antes mesmo de ter inaugurado o seu shopping na região, que está previsto para o primeiro semestre de 2015. O evento oportunizou ao público interessado uma experiência de conferir in loco como funciona uma operação de um shopping center e conhecer oportunidades de investimentos em algumas franquias de maior referência no Brasil.
“A feira foi o resultado de uma proposta ousada para Rio Grande com o intuito de oportunizar para comunidade e região a possibilidade de conhecer de perto as franquias que estão no mercado como bons investimentos em todo país. Agradecemos a todos envolvidos, pois escolhemos a dedo os profissionais com grande expertise do segmento para auxiliar nessa tarefa – como a Cherto especializada em franchising no Brasil e o case do BOPE como fonte de inspiração e foco, que com todas as adversidades consegue fazer seu trabalho e obter resultados”, destacou Renato Machado, superintendente do Partage Shopping Rio Grande.
“O evento superou a expectativa em público, parcerias e negócios. Contabilizamos mais de 450 atendimentos realizados pelos consultores para pessoas interessadas em ter uma franquia das marcas apresentadas”, declarou Renato.
Em evidência, especialmente no segmento de shopping centers, o setor de franquias é uma tendência que não para de crescer, o que torna o mercado bastante atraente para quem pretende empreender em um novo negócio. Nos seis shoppings em operação da Partage, as franquias alcançam 40% do número de lojistas e a previsão é de que, em 2015, esse número chegue a 50% das operações.
A estrutura montada para evento impressionou pelo realismo e as 50 marcas presentes, entre elas Americanflex, Bob’s, Contém 1g, Mr. Cat e Timberland. Scala despertaram o interesse do público presente. Durante todo o dia, aconteceram rodadas de negócio e o Sebrae, juntamente com as instituições de crédito, deram todo apoio e instrução para quem deseja montar seu próprio negócio.
Um dos destaques da programação ficou por conta das palestras. Com muita determinação e atendendo a expectativa dos visitantes, o sub sargento Carlos Soares, do Batalhão de Operações Especiais, BOPE, a tropa de elite da segurança do Rio de Janeiro, falou sobre a sua experiência. A ideia da palestra, segundo Soares foi trabalhar a motivação, disciplina e foco de saber e realizar. Tudo isso relacionado à visão do empreendedor.
Outra atração foi a palestra de Filomena Garcia, sócia-conselheira da Cherto Consultoria. Com o tema “Como comprar uma franquia?”, a especialista no segmento ministrou dois encontros onde falou sobre o mercado de franquias, cenário econômico, além de dar muitas orientações e abordar questões de interesse dos lojistas presentes.
“O desafio para quem pretende investir em uma franquia é saber fazer uma boa escolha e decidir por um segmento com que o investidor tenha afinidade, já que dedicará a maior parte do seu tempo ao negócio. Além disso, deve estar alinhado com o valor de investimento que se pretende fazer. Antes de investir na marca é importante saber também quais os suportes oferecidos pelo franqueador, como o apoio e os treinamentos oferecidos nas diversas áreas da operação”, ressalta Filomena Garcia.
Questionada sobre o projeto do Partage Shopping Rio Grande e as franquias ela adianta, “as expectativas são bastante positivas. O empreendimento está bem ancorado, com marcas importantes do varejo e um projeto consistente e inovador que passa tranquilidade para empreendedor. Investir em uma franquia é uma forma de abrir um negócio próprio com um risco menor se comparado a um modelo de negócio ainda não testado, no qual o empreendedor deverá desenvolver todo o conhecimento sozinho”.
Projeto de Relacionamento permanente
No dia do evento, 04 de dezembro, foi lançado oficialmente uma ação de relacionamento, com pioneirismo na cidade de Rio Grande e futura adesão dos demais shoppings do grupo. Kit de boas vindas (Welcome) ao lojista foi produzido especialmente para os futuros parceiros dos empreendimentos.
O material impressiona pela atratividade e, de forma clara, apresenta as informações sobre o shopping e a cidade. A apresentação de Rio Grande foi escrita pelo jornalista e escritor Willy Cesar. “Foi uma honra receber o convite da Partage para apresentar Rio Grande numa visão histórica. Fico orgulhoso de fazer parte desse trabalho e da “noiva do mar” receber um empreendimento desse porte”.
Um dos destaques da caixa é uma mandala que faz referência a uma flor símbolo da logomarca dos shoppings Partage , que terá 10 pétalas que serão enviadas aos lojistas com informações importantes sobre o shopping e dicas para as obras das operações.
“A ideia foi desenvolver uma linha do tempo com passos importantes do relacionamento que teremos com esse parceiro até a inauguração do shopping. Um canal de comunicação com o lojista reforçando a visão patrimonialista do grupo”, explica Roberta Veloso, diretora de Marketing do grupo.
Comercialização
Com um time de lojas âncoras confirmadas como, Renner, Marisa, Americanas, Magic Game, Cinemark e Riachuelo, o Partage Shopping Rio Grande está com um ritmo acelerado na área de comercialização. “As atenções agora são para a fase da comercialização, já que a obra está avançando em ritmo intenso. O objetivo é oferecer oportunidade para os investidores com um mix atraente”, diz Renato Machado, superintendente do shopping.
Perspectiva do empreendimento em números
26 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL);
Investimento: 200 milhões;
Empregos gerados: 3.000;
160 lojas, praça de alimentação com 16 operações de fast-food, uma choperia, dois restaurantes;
Hotel: IBIS (do grupo francês Accor);
Parque de diversão Magic Game;
Seis salas de cinema – Cinemark.
Matéria: Michelle Rossettini
Fotos: Guga VW