Este ano, o segmento contou com um incentivo do governo federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário e operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento. Falando apenas de vinho engarrafado, o incremento nas exportações foi de 76%.
Os principais destinos do vinho do Rio Grande do Sul no exterior foram Rússia, Espanha, Estados Unidos, Japão, Bélgica, China, Venezuela, Austrália e Canadá. As exportações são incentivadas pelo Projeto Wines of Brasil, criado em 2002, mantido em parceria do Instituto Brasileiro do Vinho com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil).
O Tecon Rio Grande possui um escritório de representação comercial há seis anos na Serra Gaúcha para atendimento focado nessa região. A movimentação de exportação, importação e cabotagem, a partir da Serra, possui representatividade muito importante para o terminal.
Segundo o analista comercial do Tecon Rio Grande, Rodrigo Brunetto, a empresa vem cumprindo uma extensa agenda de visitas regulares a vinícolas, cantinas e entidades de classe da região, captando clientes, atenta às melhorias nos processos que possam auxiliar no aumento de competitividade do vinho brasileiro no exterior.
Fonte: Danilo Ucha – Painel Econômico – Jornal do Comércio
________________________________________________________
Curta o Blog no Facebook
Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)