Segundo o dirigente, já há a estimativa de um volume de carga assegurado de 84 mil toneladas de grãos por mês. Outra perspectiva de demanda é gerada pela Shiyan Yunlihong Industrial and Trade Company, que irá instalar no município vizinho de Camaquã a sua fábrica de caminhões e de veículos comerciais leves.
De acordo com a matéria assinada pelo repórter Jefferson Klein, o diretor da Fará Gerenciamento de Negócios Paulo Dorneles detalha que essas mudanças ocorreram em função do tamanho dos navios que devem utilizar o porto. O dirigente revela que existe a expectativa de que o calado de Tapes até Rio Grande seja estipulado em, no mínimo, oito metros. E, anteriormente, o projeto do terminal de Tapes trabalhava com um calado de 6,10 metros. As modificações no empreendimento não devem alterar em muito o investimento no porto, que em uma primeira etapa deve absorver recursos na ordem de R$ 120 milhões. Mais cerca de R$ 100 milhões serão investidos no parque industrial que concentrará as companhias usuárias do novo terminal.
Dorneles, que recentemente apresentou o projeto na Câmara de Vereadores de Tapes, informa que já foram feitos o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e, agora, aguarda-se a licença ambiental prévia da Fepam. O executivo acredita que em até seis meses será obtido o licenciamento. O dirigente comenta que empreendimentos como esse precisam ser submetidos a processos burocráticos e avaliações da Fepam, que são demorados.
Conforme a reportagem, a concretização do terminal também depende de ações que envolvem os governos estadual e federal, como a dragagem da Lagoa dos Patos e a execução de uma estrada até o porto, consolidando o acesso rodoviário. A expectativa atual é de que o início das obras do terminal ocorra no final de 2014 ou no começo de 2015. “Nosso objetivo é fazer o porto de Tapes acontecer, só não sai se o governo não fizer a parte dele”, diz Dorneles.
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