A Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP/PR) publicou recentemente o edital para contratação de empresa de engenharia para execução das obras de modernização do cais do Porto Novo do Rio Grande. Orçada em R$ 113,8 milhões, a obra seguirá o mesmo padrão dos 450 metros de cais já revitalizados pelo Governo do Estado do RS. Os recursos para esta obra são provenientes do Governo Federal, conforme Orçamento Geral da União – 2010.
A obra prevê a reconstrução de 1.125 metros do cais, com a execução de uma nova plataforma portuária, em concreto armado pré-moldado, que avança 11,2 metros para dentro do canal. Isso permitirá o aprofundamento do calado de 31 para 40 pés, possibilitando a atracação de navios de até 75 mil Toneladas de Porte Bruto (TPB) e a utilização de equipamentos portuários modernos e de grandes capacidades. Ao todo será pavimentada com concreto armado uma área de aproximadamente 13.300 metros quadrados. Somando-se a parte já revitalizada, com a conclusão da obra, o Porto Novo passará a contar com 1.575 metros de cais modernizados.
A nova estrutura, que deverá levar 18 meses para ser concluída, será executada em 15 módulos de 75 metros, visando minimizar impactos na operação portuária realizada no local. Cada módulo será constituído por uma plataforma que contará com três defensas e cabeços de amarração. A obra terá início na extremidade Sul do Porto Novo, adjacente ao berço modernizado, seguindo em direção a extremidade Norte, sendo realizada a escavação subaquática, cravação de estacas e colocação de enrocamento, para posteriormente executar a instalação das lajes.
Os interessados podem acessar o edital completo no site da SEP/PR (www.portosdobrasil.gov.br). A documentação e as propostas devem ser entregues na sessão pública a ser realizada na sala de reuniões da SEP/PR, no dia 26 de abril às 15h.
Fonte: Alan Bastos – Assessoria de Comunicação Social do Porto do Rio Grande
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A obra prevê a reconstrução de 1.125 metros do cais, com a execução de uma nova plataforma portuária, em concreto armado pré-moldado, que avança 11,2 metros para dentro do canal. Isso permitirá o aprofundamento do calado de 31 para 40 pés, possibilitando a atracação de navios de até 75 mil Toneladas de Porte Bruto (TPB) e a utilização de equipamentos portuários modernos e de grandes capacidades. Ao todo será pavimentada com concreto armado uma área de aproximadamente 13.300 metros quadrados. Somando-se a parte já revitalizada, com a conclusão da obra, o Porto Novo passará a contar com 1.575 metros de cais modernizados.
A nova estrutura, que deverá levar 18 meses para ser concluída, será executada em 15 módulos de 75 metros, visando minimizar impactos na operação portuária realizada no local. Cada módulo será constituído por uma plataforma que contará com três defensas e cabeços de amarração. A obra terá início na extremidade Sul do Porto Novo, adjacente ao berço modernizado, seguindo em direção a extremidade Norte, sendo realizada a escavação subaquática, cravação de estacas e colocação de enrocamento, para posteriormente executar a instalação das lajes.
Os interessados podem acessar o edital completo no site da SEP/PR (www.portosdobrasil.gov.br). A documentação e as propostas devem ser entregues na sessão pública a ser realizada na sala de reuniões da SEP/PR, no dia 26 de abril às 15h.
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