A empresa química Yara International e a Bunge Limited fecharam acordo para a compra do setor de fertilizantes da Bunge Brasil, incluindo misturadoras, armazéns e marcas, por US$ 750 milhões.
A expectativa é que a transação, que está sujeita às condições de fechamento, incluindo aprovação pelos órgãos reguladores do Brasil, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) seja finalizada no segundo semestre de 2013. O preço de compra está sujeito a ajustes pós-fechamento.
Yara e Bunge também firmarão um contrato de longo prazo para o fornecimento de fertilizantes, permitindo que a Bunge continue a ofertar estes produtos aos agricultores como parte de suas atividades de originação de grãos.
As operações das duas empresas no Rio Grande do Sul não serão afetadas, conforme o presidente da Yara no Brasil, Lair Hanzen. Segundo ele, com a negociação, a Yara amplia sua capacidade de distribuição de 2,7 milhões de toneladas de fertilizantes por ano para 7,5 milhões de toneladas.
Juntas, a Yara e a Bunge contarão com unidades em Porto Alegre, Canoas, Rio Grande e Cruz Alta.
— Vamos passar de uma participação de 9% do mercado para cerca de 25%. Esse é um mercado que cresce cerca de 1 milhão de toneladas ao ano — afirmou Hanzen.
O dirigente destacou ainda que o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimentos e as boas perspectivas do setor agrícola para 2013 justificam os investimentos da empresa no país.
— Além de permitir que a Bunge dimensione suas atividades na área de fertilizantes, de forma que complemente suas operações de agronegócio, conferindo maior agilidade à empresa. Por outro lado, proporcionará à Yara uma posição maior em um mercado em crescimento — declarou.
________________________________________________________
Curta o Blog no Facebook
Siga o Blog no Twitter
Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)