O objetivo do programa é modernizar e otimizar a estadia das embarcações nos portos marítimos do País por meio de um único portal de informações.
O coordenador-geral de Integração de Sistemas de Informação da SEP, José Roberto Bastos Fernandes, realizou para os presentes, no primeiro dia, uma apresentação detalhada da dinâmica de funcionamento do sistema realizada por gerentes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Nesta quarta, 3, o treinamento teve continuidade tratando do tema Portal de Informações Portuárias e Módulos Cadastro, Concentrador e Gerencial – Atores regionais disseminadores. A partir da próxima semana será iniciada a fase de pré-operação, na qual serão realizados treinamentos de forma mais efetiva. A operação plena do sistema em Rio Grande está prevista para o final do mês de novembro. Atualmente, 19 portos no Brasil já estão usando o sistema.
O Porto Sem Papel (PSP) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e é considerado pela SEP como a Janela Única Portuária Brasileira. A implantação deve ocorrer até o final do primeiro semestre de 2013, envolvendo a participação das autoridades portuárias dos 34 portos públicos do Brasil.
________________________________________________________
Curta o Blog no Facebook
Siga o Blog no Twitter
Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)