Aprovado pelo órgão federal, o recurso terá de ser destinado a ações estruturantes do sistema local, concebidas sob orientação do prefeito Adolfo Antonio Fetter. Conforme o secretário-executivo da UGP, Jair Seidel, os planos inscritos, referentes à circulação dos veículos coletivos, abrangem construção de corredores de ônibus, exclusivos e compartilhados; de 28 quilômetros de faixas preferenciais ou semi-exclusivas; e de 8 quilômetros de faixas privativas.
O Ministério recebeu também, de Pelotas, planejamentos voltados à reabilitação e à democratização da mobilidade urbana: recuperação de pavimentos nos trajetos do serviço; execução de 20 quilômetros de ciclovias; implantação de 360 abrigos para embarque e desembarque; e alargamento e reparo de 45 quilômetros de calçadas que contenham pontos de ônibus. “Paisagismo e renovação do mobiliário urbano, como bancos e lixeiras, integram adicionalmente o conjunto de propostas apresentadas nesse eixo”, detalha o secretário-executivo.
Com o pré-projeto entregue no prazo, o Executivo pelotense aguarda o estudo das propostas de todo o País, por parte da área técnica do Ministério, que possui a incumbência de enquadrar e hierarquizar todas as proposições. A previsão de conclusão da primeira etapa é setembro, segundo cronograma do PAC. No final de outubro ou início de novembro, gestores dos municípios selecionados serão convocados à participação de reuniões presenciais, em Brasília, ocasião em que analisarão e defenderão os projetos escolhidos.
De acordo com o secretário-executivo da Unidade, uma das metas atuais resume-se na redução do tráfego de carros, especialmente na área central. “A ideia de viabilizar os empreendimentos que estamos ‘desenhando’ para o município é estimular o uso do transporte coletivo, em estrutura mais confortável, e da bicicleta com meio alternativo, menos poluente e saudável”, explica.
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