As obras do estaleiro da EBR em São José do Norte devem iniciar em 40 dias. O anúncio foi feito ontem em Rio Grande pelo vice-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Aloísio Nóbrega, ao palestrar no evento “Badesul Promove o Rio Grande do Sul”, realizado no Yatch Club. O evento promovido pela RBS irá percorrer o estado propondo soluções para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado gaúcho.
A EBR, que é controlada pela Setal Óleo e Gás (SOG), vai construir um estaleiro que vai fabricar módulos dos navios-plataforma FPSO (unidades flutuantes que produzem e armazenam petróleo). Posteriormente, a ideia é ter condições de fazer serviços de integração, recebendo os cascos já prontos e, mais adiante, a expectativa é de que o estaleiro possa fabricar plataformas, tanto semissubmersíveis quanto FPSO.
O investimento no estaleiro em São José do Norte é estimado, atualmente, em cerca de US$ 420 milhões e deverá gerar de mil a 4 mil empregos diretos, ocupando uma área total de 1,5 milhão de metros quadrados. O cais terá 700 metros quadrados de extensão e a intenção é que o estaleiro seja o primeiro do mundo com selo verde. O financiamento do projeto deverá vir através de recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM).
Aloísio Nóbrega destacou que o Rio Grande do Sul é o segundo polo da indústria oceânica do Brasil, atrás somente do Rio de Janeiro. “Entretanto, nenhum outro Estado brasileiro tem uma indústria tão diversificada quanto à gaúcha, desde materiais leves a pesados, do parafuso ao casco, o que é fundamental para a sustentação e fortalecimento de toda a cadeia do setor”, afirmou.
Fonte: Conexão Marítima
________________________________________________________
Curta o Blog no Facebook
Siga o Blog no Twitter
Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)