De acordo com o diretor da empresa, nos últimos três anos, a rede Guanabara renovou duas lojas pequenas naquela cidade – injetando recursos na ordem de R$ 6 milhões em uma delas e de R$ 4 milhões em outra. “Hoje em dia, temos condições de projetar uma expansão com muita segurança, coisa que não fazíamos há muitos anos”, admite Silva, ressaltando que o aumento do número de lojas também está focado em melhorar o atendimento e promover maior conforto e praticidade aos clientes, uma vez que, com mais filiais, a rede garante a condição de estabelecimento de bairro, “proporcionando estrutura grande o suficiente para viabilizar bons ranchos mensais e, ao mesmo tempo, servindo de local para as conveniências do dia a dia.”
Também em Pelotas, o grupo já conta com projeto de implementação de nova loja, mais ampla e moderna no bairro Areal, próximo ao Centro da cidade. “Só está faltando aprovação da prefeitura de lá”, pontua Silva. Ele acredita que nos próximos três anos o grupo, que já é uma das maiores referências em supermercados na Metade Sul do Estado, deverá estar com formatação “bem diferente da atual”, referindo-se ao investimento de mais de R$ 20 milhões previsto para este período, quando deverão ocorrer inaugurações de outras filiais.
A meta da rede é dilatar em 50% seu faturamento de R$ 23 milhões por mês. Com isso, o número de funcionários também deve aumentar. Atualmente as lojas do Supermercado Guanabara empregam 1.500 pessoas. O desafio de aumentar pela metade o faturamento está atrelado à sobrevivência no mercado e se tornou “prioridade”, frisa o diretor. Segundo ele, a empresa vem crescendo com força, graças ao aquecimento da economia brasileira, e apesar da concorrência de duas redes multinacionais em Rio Grande e de “várias” marcas regionais em Pelotas.
Evolução constante
Cinco anos depois, surgia o primeiro supermercado que deu origem à rede Guanabara, atualmente com oito lojas, sendo que seis funcionam em Rio Grande, e as outras duas em Pelotas e São Lourenço do Sul. Em 1970, Carvalho inaugurou outra unidade do Guanabara, que foi considerada na época a maior loja do setor supermercadista do interior do Rio Grande do Sul.
“Até hoje, esta é nossa principal operação”, conta o filho do empreendedor, Luiz Carlos da Silva Carvalho, atual diretor da rede. Em 1974, o fundador – que hoje é diretor-presidente da empresa – passou a apostar em outros ramos de atividade, aumentando os nichos de mercado do Grupo Guanabara. “Temos revenda de automóveis, uma pequena locadora de veículos e trabalhamos nas áreas de hotelaria e rural”, enumera o diretor da rede de supermercados do Grupo.
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