EMPREENDEDORES DE PELOTAS SE CONECTAM COM ESPECIALISTAS NO SUMMER WITH INNOVATION

A Sala de Capacitação do Parque sediou duas turmas para a Oficina de Inteligência Artificial na Prática, reunindo 40 participantes ao longo do dia. Foto: PPT – Divulgação

Conexões valiosas e aprendizado prático são destaques do evento que segue com sucesso no ecossistema local do Pelotas Parque Tecnológico

O Summer With Innovation deu continuidade à sua programação no Pelotas Parque Tecnológico na quinta-feira (13), com duas atividades simultâneas que reuniram mais de 70 participantes. A iniciativa, que integra o Programa InovaPel 2025, focou em inovação, empreendedorismo e capacitação com mentorias especializadas e oficinas práticas.

Mentorias dinâmicas e especializadas

A edição da última quinta superou as expectativas, com um total de 36 mentorias realizadas, atendendo a demandas específicas de empreendedores de diversos setores. A diversidade de áreas, incluindo Gestão de Pessoas e Liderança, Assessoria Jurídica e Contratos, Criatividade e Inovação, Empreendedorismo, Finanças e Investimentos, e Marketing, permitiu que cada participante escolhesse orientações mais alinhadas no momento do seu negócio. Nas mentorias, foi abordada a importância do empresário compreender suas necessidades e as opções disponíveis, especialmente no que diz respeito a questões como o custo do crédito, que atualmente está elevado. “Durante a mentoria de Finanças e Investimentos, abordei com eles a importância de entender se o que será feito justifica o custo e se o retorno será suficiente para permitir o crescimento deles, a ampliação da base de clientes e, ao mesmo tempo, o pagamento de financiamentos”, disse Alexandre Ness, gerente do espaço de divulgação da metade Sul do BRDE.

Oficinas de Inteligência Artificial

A Sala de Capacitação do Parque sediou duas turmas para a Oficina de Inteligência Artificial na Prática, reunindo 40 participantes ao longo do dia. Sob a coordenação de José Sinotti e Gabriel Maciel, os participantes tiveram a oportunidade de explorar aplicações práticas de IA no ambiente empresarial, com foco em como a tecnologia pode ser um diferencial competitivo para otimizar processos e alavancar resultados. Gabriel Maciel, CEO da Nesos Webmakers, enfatizou a relevância crescente da inteligência artificial no mercado atual, destacando seu impacto direto na transformação de negócios e no aumento de produtividade. As turmas, compostas por 20 participantes cada, tiveram acesso a um ambiente equipado com computadores, permitindo que todos pudessem experimentar, na prática, como a inteligência artificial pode ser aplicada em seus negócios, desde atendimento ao cliente até a inovação em produtos e serviços.

José Sinotti, palestrante da oficina ao lado de Gabriel, explicou que o objetivo da oficina foi justamente mostrar a aplicação prática da IA nas mais variadas áreas, como no setor jurídico, na engenharia, no comércio e até entre estudantes de sistemas de informação. “Mostramos como ela pode ser aplicada em diferentes profissões e áreas do conhecimento, trazendo soluções específicas para cada um. A interação foi excelente, com todos podendo colocar a mão na massa e experimentando a forma prática desta tecnologia. Os feedbacks também foram excelentes”.

Além do aprendizado técnico, o evento também serviu como um ponto de encontro para networking, fortalecendo o ecossistema local de inovação e empreendedorismo. Ao longo das atividades, os participantes tiveram a chance de trocar experiências, estabelecer novas parcerias e ampliar suas redes de contato, um aspecto sempre valorizado nas edições do Summer With Innovation. O evento segue até o dia 25 de fevereiro, com mais oportunidades de aprendizado e crescimento.

O Summer With Innovation conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas, SEBRAE, Conectar/UFPEL, Ciemsul/UCPEL, IFSUL, UNISENAC, Co.Place Coworking, Candy Valley, além do Núcleo de Inovação da ACP, e patrocínio de BADESUL, BRDE, BANRISUL, CMPC, SICREDI, TOTVUS e Vetorial.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico

O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural, sendo transformada em ICT – Instituto de Ciência e Tecnologia em 2023. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como pólo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e biotecnologia e indústria criativa. Atualmente, 65 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 25 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 22 incubadas e 10 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 25 instituições e empresas parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, três salas de reunião e capacitações, estacionamento para 75 carros e motocicletas e um FabLab para atividades voltadas à educação e inovação. Ao todo, o Pelotas Parque gera 285 empregos diretos e 700 indiretos.

Comentários