Os 27 entes federados (Estados e DF), reunidos em Assembleia, definiram a composição da nova Mesa Diretora da entidade, que reúne as Representações Estaduais em Brasília (CONREP) para o biênio 2025/2026. A data da posse será definida nos próximos dias, quando o atual presidente-executivo, Eric Lisboa (representante de Pernambuco), entregará o comando da entidade ao chefe da Representação do Rio Grande do Sul, José Henrique Medeiros Pires.
A diretoria eleita – que reúne as cinco regiões do País – é a seguinte:
-Presidente: Henrique Pires (RS);
-Vice-Presidente Executivo: Erick Elysio Reis Amorim (PI);
-Vice-Presidente Financeiro: Daniel Angotti Moisés Marques (MG);
-Vice-Presidente de Qualificação e Cursos: Renatho Melo de Sousa (GO);
-Vice-Presidente de Relações Institucionais e Jurídico: Gerlane Baccarin (RR).
Conselho Fiscal:
-Titulares:
. José Luciano Nascimento Lima Filho (SE);
. Elisabete Costa (BA);
. Rubens Bueno (PR).
-Suplentes:
. Ernesto Carneiro Preciado (DF);
. Vânia Oliveira Franco (SC).
O novo Presidente
Henrique Pires, que representa o Estado do Rio Grande do Sul em Brasília, já chefiou gabinetes de Ministros de Estado e foi Secretário Especial da Cultura do Governo Federal. O novo presidente falou sobre as rotinas do Conselho. Ele explicou que “os Escritórios de Representação dão suporte às ações dos governos estaduais em Brasília. Alguns têm autonomia administrativa, outros são vinculados às Casas Civis ou Gabinetes do Governador, mas todos com o objetivo em comum de tratar dos interesses de suas unidades federativas e de atuar na Capital da República, facilitando e dando suporte às ações dos seus governadores.”
Ainda segundo Henrique Pires, além das pautas específicas dos Estados, os Escritórios de Representação têm rotinas que se assemelham. “Nossa Associação trabalha sobre essas premissas, compartilhando experiências e interagindo com órgãos federais e organismos internacionais que dialogam com as representações subnacionais”. O novo presidente explicou que há muitos consensos e sobre eles o CONREP define sua atuação, respeitando sempre as peculiaridades de cada um dos entes federados.